.>
6º ano no Petar

Algumas atividades no Ítaca são planejadas para que os alunos tenham oportunidade de se expressar artística e corporalmente. Teatro, capoeira, música e esportes, além da expressão individual, também possibilitam o desenvolvimento de trabalhos em grupo, que exigem concentração, respeito e cooperação de todos. 

O evento Expressão: Corpo & Cultura, evento que acontece na escola a cada dois anos, busca atuar com as linguagens corporais, entendendo o corpo como forma de expressão por meio da qual refletem-se traços de nossa cultura. Nesse dia, contamos com aulas abertas de dança - street dance e cirandas brasileiras -, jogos, exposições e apresentações de trabalhos interdisciplinares. 
 
CAPOEIRA

A capoeira é, como definem os praticantes e estudiosos, uma dança ou um jogo corporal — ou, ainda, uma luta marcial com música ou uma arte-luta — cuja prática envolve exercícios aeróbicos e anaeróbicos, além de desenvolver o senso rítmico e a musicalidade. Suas regras e movimentos atuam positivamente para melhorar a concentração, a força física e o equilíbrio, trabalhando-se o ritmo e ampliando-se as noções de tempo e espaço. Principalmente, é uma manifestação cultural brasileira, com sua história ligada à construção da identidade do país. Conhecer seus princípios, entender o significado de cada movimento, saber seus cantos e tocar os instrumentos que a acompanham é mais do que praticá-la como exercício, é também conhecer um pouco mais do Brasil.
Ao lado dessa atividade, aprende-se e dança-se (ou joga-se ou luta-se) também o Maculelê: dança (ou jogo, ou luta) com bastões, cuja origem remonta também à história do Brasil escravo.

No Ítaca, os alunos de várias idades podem se inscrever para participar do curso: no EF 2, em uma aula da semana, os alunos podem optar por praticarem uma modalidade esportiva ou capoeira; no EM, o curso é oferecido fora do horário das aulas, como atividade extra.

fechar