.>

Aconteceu no Ítaca!

Leitura e escrita são peças fundamentais do programa pedagógico do Ítaca. Compreender o que se lê e expressar-se adequadamente são os alicerces do desenvolvimento pessoal, social e profissional. E claro é que, à medida que leem mais, os indivíduos podem escrever mais e melhor. Por isso, o Ítaca apresenta ao estudante variados gêneros e tipos de texto: além dos livros de ficção e não-ficção, reportagens de jornais e revistas, ensaios, textos disponíveis na internet, editoriais e monografias. Estimula-se, ainda, a boa leitura dos textos não-verbais, tais como fotos, desenhos, pinturas, músicas, charges, tiras, gráficos, projetos arquitetônicos, entre outros tão essenciais e cotidianos na vida hoje.

Os alunos exercitam essas competências desde o primeiro ano do Ensino Fundamental, quando desenvolvem seus primeiros trabalhos de escrita e de leitura. Aos poucos, o repertório vai se ampliando, os textos sofisticam-se e amadurecem e, com orientação cuidadosa nas oficinas de leitura e redação, cada um passa a explorar a prosa, os versos, o teatro, a canção, os quadrinhos. 

É assim que a leitura e a escrita transformam-se, aos poucos, em peças muito naturalmente encaixadas no estudar, no buscar conhecimento, além de propiciarem prazer, refúgio, saberes vários. Peças essenciais da educação no Ítaca.

fechar
Texto