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postado sob EF2, meio ambiente
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Nos dias 9, 10 e 11 de maio de 2018, os alunos do 8º ano estiveram em viagem de estudo do meio no Parque Nacional do Itatiaia.

O eixo principal da viagem está no estudo da ecologia e na conscientização para a importância da conservação das riquezas naturais. A montanha coloca o aluno frente a desafios que ele ainda não conheceu em sua vida, mais marcada pelo contato com elementos urbanos, e desperta o companheirismo, a consciência dos seus limites e a importância da experiência como forma de aprendizado. 

O esforço dispendido para chegar ao cume do Morro do Couto, a 2680 m de altitude, proporcionou uma vivência incrível a nossos alunos: respirar o ar da montanha e permitir que o barulho do vento e a paz daquele lugar renovassem suas energias.

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postado sob ciências, EM, Ítaca
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Os alunos do 3º EM tiveram uma aula prática de Biologia, no dia 23 de abril de 2018, com a Professora Lucia M. Bom, para estudar os peixes ósseos (Osteichthyes), com o objetivo de conhecer as principais características dessa classe e compará-las com a dos peixes cartilaginosos, pertencentes à classe Chondrichtyes.

Estudando uma pescada*, por exemplo, aprenderam a observar a morfologia externa e, depois,  dissecando o peixe,  a morfologia interna (bexiga natatória, brânquias, gônadas, aparelho digestivo e aparelho excretor). Analisaram também um coração de galinha, para fazer uma comparação entre ele e o do peixe.

As aulas de laboratório são uma atividade prática muito importante para ilustrar a teoria científica e instigar o aluno à investigação, ajudando-o a desenvolver inúmeras habilidades, por isso são parte essencial, frequente e muito valorizada do Planejamento dos componentes curriculares como Biologia, Química e Física, inclusive sendo muitas vezes multidisciplinar.

* O Colégio Ítaca, em respeito aos animais e à lei 11.794, de 8 de outubro de 2008, nunca fez e não faz uso de animais vivos em suas aulas práticas, recorrendo apenas a peixes e vísceras de ave comprados em supermercados (portanto também livres de contaminações, por serem próprios para alimentação). Os alunos aprendem também a respeitar aquele animal que está ali excusivamente para estudo.

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