.>
Alguns conteúdos desta seção estão disponíveis apenas para quem estiver logado.
Caso tenha acesso, faça seu login aqui
postado sob EF2, esporte, Ítaca
CONTEÚDO PARCIALMENTE RESTRITO
FAÇA LOGIN

Para acessar o conteúdo completo (todas as fotos), faça login.

No dia 10 de novembro, os professores Aurélio e Ronaldo, de Práticas Corporais, levaram os alunos de 6º e 7º anos ao Parque Chácara do Jockey, localizado na Avenida Eliseu de Almeida, para vivenciar o futebol de campo. O parque abriga o time de futebol Pequeninos do Jockey em um de seus quatro campos. Além disso, conta com o conjunto de pistas para prática de skate, quadra poliesportiva, pista de corrida e caminhada. 

Esta visita teve como objetivo principal conhecer o futebol de campo através da prática dessa cultura corporal, empregando suas regras e fornecendo a oportunidade de ter uma visão do futebol de campo diferente daquela a que assistimos na televisão e nos jogos eletrônicos. Além do mais, o fato de sermos vizinhos do parque favoreceu o uso desse outro ambiente de ensino para a aprendizagem não apenas dessa modalidade esportiva, como também nos proporcionou reconhecer outras manifestações corporais praticadas naquele ambiente.

+12
postado sob astronomia, EF2, evento, Ítaca
+12
postado sob EF1, EF2, EM, evento, Ítaca

Para além dos jogos, da dança e dos movimentos, pensar o corpo como parte de uma cultura envolve aspectos como a inserção do indivíduo no meio em que vive; a influência exercida por esse ambiente em sua constituição física, emocional e mental; a percepção da diversidade; além do desenvolvimento de olhares críticos, frente, por exemplo, à obsessão contemporânea de buscar o corpo "perfeito". 

Expressão, Corpo & Cultura é, assim, um evento anual que busca atuar essencialmente com as linguagens corporais, entendendo o corpo como forma de expressão por meio da qual refletem-se traços de nossa e de variadas culturas. 

Para isso traz convidados que expressam sua arte por meio do corpo ou mostram outras formas de olhar para esse corpo. Nesse sentido, apresentações que envolvem danças, artes marciais, esportes e outras expressões dos saberes e atitudes corporais passam pelo nosso espaço nesse dia. Ainda como expressão, uma exposição de trabalhos dos alunos de EF2 e EM, em diversos formatos, completa o encontro de familiares, artistas, alunos e professores, agregando arte e diversidade a essa atitude frente ao corpo e à consciência que dele tomamos.

Foram muitas atividades, momentos e trabalhos expostos, que serão contemplados aos poucos em nossas galerias.

+25
postado sob artes, EF1, Ítaca
+13

Nos dias 31 de outubro e 1 de novembro, os trabalhos dos alunos do 1º, 2º e 3º anos foram expostos pelos corredores do colégio .

Pais e mães foram convidados a visitar a Mostra nos horários de entrada (entre 12h45 e 13h15) e saída (entre 17h30 e 18h30). Valeu a pena!

Os temas trabalhados nas aulas de Artes, com a profª Sandra, foram os seguintes:

1º ano
Conhecendo Tarsila do Amaral (tinta guache)
Conversando sobre a vida e a obra de Henry Matisse (aquarela)
Monocromia – tema livre (guache)
Trabalho tridimensional (argila e pintura guache)

1º ano A: Mundo dos Animais
1º ano J: Mar e Fundo do Mar
1º ano C: Monstros Marinhos

2º ano 
Conhecendo a vida e a obra de Van Gogh (tinta a guache)
Pesquisa de texturas (colagem)

Trabalho Tridimensional (2º D) – Mundo Encantado (argila e pintura guache)
Trabalho Tridimensional (2º L) – Zoológico Mágico (argila e pintura guache)

3º ano
Ilustração e História (baseado no livro “O trem da História”, de Katia Canton)
Autorretrato – Estudo de retrtatos de Giuseppe Arcimboldo
Conhecendo a vida e a obra de Lasar Segall
Floresta Crepuscular (tinta a guache)
Paisagem Brasileira (tinta a guache)

 

fechar