.>

Uma simples visita aos jardins do Ítaca pode ser experiência para diversas disciplinas, muitas vezes conjugadas em um mesmo projeto: ciências, por exemplo, (na observação da biodiversidade disponível nesses espaços da escola e no manuseio da máquina fotográfica para documentação), ou geometria e artes (no estudo do desenho das folhas) ou, ainda, língua portuguesa (na descrição da experiência).

A leitura de um livro sobre os Beatles pode servir de estímulo ao estudo da literatura, da língua inglesa e da história da época em que eles viveram e compuseram.  

Um trabalho de Carl Sagan sobre o surgimento do Universo será o trampolim para a reconstituição cronológica dos acontecimentos do cosmo, desde o Big Bang até o surgimento do homem moderno, envolvendo uma gama de disciplinas que vai da Filosofia (mitos de criação) à Química (surgimento dos elementos químicos), passando pela Biologia, História, Geografia, Língua Portuguesa, Física e Matemática.

Um texto de Malba Tahan pode inspirar estudos matemáticos. Essa transversalidade de temas é possibilitada pela interação entre os professores, conscientes das ações desenvolvidas pelas turmas nas diferentes aulas e capazes de chamar a atenção dos alunos para conhecimentos bastante diversificados.

fechar
Texto