.>
25
setembro
2017
V FÓRUM  ÍTACA: Inquietações sobre o Vale do Ribeira
postado sob EM, estudo do meio, Ítaca

O 1º ano do Ensino Médio visitou recentemente, no Vale do Ribeira (SP), uma mina de extração de minério e produção de fertilizantes, um quilombo e o Bairro da Serra e cavernas do Parque Estadual Turístico do Alto Ribeira (PETAR). 

O olhar em um cotidiano diferente, nas gentes, na natureza, nas ocupações de um Brasil tão diverso causou deslumbramentos; percepções, olhares críticos, inquietações ... e as lentes das câmeras foram revelando incômodos.

"Inquietações" é o projeto multidisciplinar que tem como ponto de partida questionamentos dos alunos, a partir da escolha de uma das muitas fotografias tiradas por eles, dentre as muitas da viagem. 

Um Fórum com todos os alunos do EM pôs na roda esses incômodos e discutiu causas, consequências, possíveis intervenções e soluções.
Para fechar o Forum, os alunos reapresentaram a peça Saltimbancos, que foi adaptada e encenada para a comunidade quilombola e para os alunos da escola EMEF Nascimento Sátivio da Silva, em Iporanga.

Inquietações - 1º Ano  Ensino Médio 2017
Professores: Arthur Medeiros (Geografia), Lucia Bon (Biologia), Cecília Jorquera (História), Renato Izabela (História da Arte), João Homero do Amaral (Química) e José Bento Neto (Língua Portuguesa).

16
setembro
2017
A difícil escolha da carreira profissional
postado sob EM, Ítaca, vestibular

OU ISTO OU AQUILO...

        Ou isto ou aquilo: ou isto ou aquilo . . .

e vivo escolhendo o dia inteiro!

                                           Cecília Meireles

 

Escolher não é fácil. Porque pressupõe perda ou perdas: escolher é ter, mas é também deixar de ter. E multiplicam-se as angústias no caso de uma carreira, uma profissão, um “vou ser quando crescer”: tudo tão definitivo, tão carregado de valores e de expectativas, especialmente familiares... Não é fácil: escolho com o coração ou com a cabeça; faço aquilo de que gosto ou vou ganhar bastante dinheiro (nem sempre esses dois caminhos se cruzam...); mantenho a tradição familiar ou rompo com tudo; esta ou aquela faculdade... Questões e mais questões, em um ano escolar já marcado normalmente pelas não poucas exigências dos exames vestibulares.

Como ajudar, sem ser invasivo, sem ser impositivo? Pra começar, isso não se faz de repente, na hora de se inscrever no vestibular apenas (mas também não é algo que deva habitar o universo de crianças desde sempre – a não ser, é claro, nas brincadeiras e sonhos, sem peso). Ouvir é essencial, e ouvir muitas vezes (daí que é preciso tempo...). Também oferecer horizontes e possibilidades, conhecimentos, perspectivas. Auxiliar na formulação de perguntas que o adolescente deve fazer a si mesmo; ajudá-lo a saber de si, suas dores e delícias, seus limites e desejos. Orientar na busca de informações objetivas, como cursos, grades curriculares, ocupações possíveis, mercado de trabalho. Se possível, ajudá-lo no encontro de profissionais da área, para que veja a realidade da profissão e seu dia a dia.

No Ítaca, esse processo se dá no Ensino Médio, e se acentua no 3º ano, em um apoio traduzido nas várias ações descritas acima, a partir de solicitações dos próprios alunos. Mas o que vale muito para que se efetive a ajuda é o contato próximo, um convívio real e atento com esse aluno, acompanhando-se genuinamente seu amadurecimento durante anos. Importar-se com; não apenas oferecer informações. Assim, a escola pode complementar o trabalho das famílias, nessa hora de escolhas e dúvidas e perdas e ganhos.
Assim, uma das etapas desse percurso, aqui no colégio, é o Qual é a sua?

Um encontro com as profissões

O evento ocorre normalmente na última semana de aula, em junho, e a escolha das profissões a cada ano é prerrogativa do 3º ano, mas todas as turmas EM participam: profissionais e professores universitários conversam com os grupos inscritos e a proposta é que cada um conte um pouco de suas trajetórias acadêmica e pessoal, das escolhas, das possibilidades de trabalho e remunerações no mercado, dos descaminhos e dificuldades, dos prazeres e conquistas. Além disso, muitas vezes, o profissional convida os interessados a conhecerem seu local de trabalho e um dia de sua rotina, por exemplo.

Longe de ser uma “orientação profissional” a ideia é que as conversas reflitam a diversidade das experiências, destacando os percalços, os desencontros e reencontros que podem surgir em cada projeto de vida.

Entendendo que o momento da opção profissional é recheado de incertezas e pressões, o Qual é a sua? (ao lado de várias conversas individuais entre a Coordenação EM e os alunos) tem a intenção de fornecer o máximo de elementos para que cada aluno consiga escolher seus próprios caminhos, ajustando os ponteiros de seus anseios pessoais com os das possibilidades e necessidades que a sociedade apresenta.

14
setembro
2017
Manhã Musical das alunas e dos alunos do EF1
postado sob EF1, evento, Ítaca

Dia 2 de setembro, sábado, tivemos mais uma edição da Manhã Musical.

Sob muitos aspectos, é um dos eventos mais divertidos e mais criativos da escola por um motivo simples: crianças livres mostrando habilidades artísticas.

Apresentações nos mais diferentes formatos, feitas por crianças entre 6 e 11 anos.

Declamação de poesias, contação de piadas, relatos de histórias e apresentações de ginástica, danças e músicas.

Nas músicas, crianças cantando e tocando (violão, flauta, pandeiro, teclado, violino).

Nas cantorias, da mpb ao mais radical rap.

Crianças sozinhas, crianças com pais, crianças com mães, crianças com irmãos ou irmãs, crianças com madrinhas ou tias, crianças com amigos, crianças com outras crianças.

Foram 4 horas de muita alegria e diversão.

4
setembro
2017
PROJETO “UNA CUCHARADA, POR FAVOR!”
postado sob EF2, Idiomas, Ítaca

Em Língua Espanhola, o assunto dos trabalhos deste bimestre deu água na boca e foi além da degustação. Nesta semana, os alunos do 8º ano apresentaram seminários sobre as comidas, bebidas e sobremesas mais comuns dos países hispanos.

Cada grupo apresentou uma breve mostra dos pratos mais populares em países como Argentina, Colômbia, Cuba, Espanha, Peru, México e Uruguai.  O trabalho era composto pela história e o processo de feitura das comidas latinas.

Os grupos levaram os pratos mencionados nas apresentações e ao final todos foram provados. E aprovados!

É muito importante realizar atividades que provoquem o estímulo à cultura e à oralidade de uma forma mais contextual e interessante para o aluno, além de promover a interação do coletivo.

Tivemos doces, guacamole, burritos, empanadas, churros e outras maravilhas.

¡Muy exquisito!

 

fechar