.>
Alguns conteúdos desta seção estão disponíveis apenas para quem estiver logado.
Caso tenha acesso, faça seu login aqui
postado sob EF2, Ítaca, matemática

 No dia 14 de março comemoramos o dia do PI.

O número π (pi) é a mais popular das constantes matemáticas, sendo considerado por muitos o número mais importante e intrigante. A razão entre o perímetro de um círculo e o seu diâmetro só passou a ser representada na matemática pelo símbolo π (a letra que inicia a palavra "perímetro" em grego) em 1706, mas já despertava a curiosidade do homem desde a Antiguidade. Os egípcios usavam 3,1 como constante, enquanto os gregos chegaram a 3,141, já o recorde atual de cálculo de π é de 8 quatrilhões de casas decimais.

Após uma aula de matemática em que conheceram um pouco mais sobre o π, os alunos do 8º ano sugeriram uma comemoração, o chamado π Day, tradicionalmente festejado ao redor do mundo com tortas por conta da semelhança da pronúncia de π em inglês e da palavra Pie ("torta" naquele idioma). O dia do π, ou dia da aproximação de π, é 14 de março (3/14) pelo fato de a constante ter em 3,14 sua aproximação mais usual.

Os alunos também produziram alguns "piemas", textos com palavras que têm a mesma quantidade de letras dos números que compõem o π . O objetivo desses pequenos textos é ajudar as pessoas a decorarem o π . Veja um exemplo: 

PAZ É AMOR E AFETO (3,1415)
COMPANHIA AO ALHEIO (...926)
DESDE QUE FOSSE (...535)
ABSTRATO, IMPLÍCITO, SUBLIME (...897)
ALEATÓRIO, BOM AO QUE RESPEITA (...93238)
UTOPIA DE PAIXÃO (...626)

Nesse caso, o autor escreveu um π com 21 casas decimais (3,141592653589793238626)!

14 de março também é o dia de nascimento do cientista Albert Einstein e da morte do também cientista Stephen Hawking. Coincidência ou não, o fato é que tudo isso torna esse número ainda mais intrigante.

+11
fechar