.>
11
abril
2018
A MAIOR BIBLIOTECA DIGITAL DO MUNDO

Há exatos 9 anos era lançada a Biblioteca Digital Mundial, projeto da Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura), com participação de 32 instituições internacionais, entre elas a Biblioteca Nacional do Brasil.

O projeto disponibiliza na Internet, gratuitamente e em 7 idiomas – árabe, chinês, espanhol, francês, inglês, português, russo –  dezenas de milhares de livros, imagens, manuscritos, mapas, filmes e gravações de bibliotecas em todo o mundo. Além dos idiomas contemplados nas traduções, os documentos também estão disponíveis em seu idioma original (quando for um dos 7 mencionados).

No topo da página de abertura, a ferramenta de busca indica que é possível pesquisar 19.147 itens sobre 193 países entre 8000 a.C. e 2000 d.c.

Os principais objetivos da Biblioteca Digital Mundial são:
•  Promover a compreensão internacional e intercultural;
•  Expandir o volume e a variedade de conteúdo cultural na Internet;
•  Fornecer recursos para educadores, acadêmicos e o público em geral;
•  Desenvolver capacidades em instituições parceiras, a fim de reduzir a lacuna digital dentro dos e entre os países.

A iniciativa do projeto foi do bibliotecário do Congresso Norte-americano, James H. Billington, que propôs a criação de uma Biblioteca Digital Mundial para a UNESCO.

Cronologia
• Dezembro de 2006: a UNESCO e a Biblioteca do Congresso copatrocinam uma Reunião de Peritos com as principais partes interessadas de todas as regiões do mundo. A Reunião de Peritos resulta em uma decisão de estabelecer grupos de trabalho para desenvolver normas e diretrizes para seleção de conteúdos.
• Outubro de 2007: a Biblioteca do Congresso e cinco instituições parceiras apresentam um protótipo da futura Biblioteca Digital Mundial, na Conferência Geral da UNESCO
• Abril de 2009: a Biblioteca Digital Mundial é lançada para o público internacional, com conteúdo sobre cada estado-membro da UNESCO.

Principais características
• Metadados consistentes: a descrição de cada item é feita por um conjunto coerente de informações bibliográficas (ou metadados) relativos à sua abordagem geográfica, temporal e temática, entre outros requisitos. 
• Descrição: entre as mais impressionantes características da Biblioteca Digital Mundial estão as descrições de cada item, respondendo às questões: "O que é este item e por que ele é importante?" Esta informação, escrita por curadores e outros especialistas, fornece um contexto essencial para os usuários e é concebida para incitar a curiosidade de estudantes e do público em geral.
• Multilingualismo: esta funcionalidade prolongou o desenvolvimento do site e também complica a manutenção, mas aproxima a Biblioteca Digital Mundial da meta de tornar-se realmente universal.
• Desenvolvimento técnico: a equipe da Biblioteca Digital Mundial, trabalhando com modernas ferramentas e tecnologias, obteve avanços significativos na catalogação e no desenvolvimento do Website multilingue:
Foi desenvolvido um novo programa aplicativo de catalogação adequado aos requisitos dos metadados.
Foi utilizada uma ferramenta centralizada com uma memória de tradução, o que evita que os tradutores tenham que traduzir a mesma palavra ou frase duas vezes.
Foi desenvolvida uma interface que apresenta o conteúdo da Biblioteca Digital Mundial de forma atrativa para usuários não tradicionais, incentivando a exploração de fontes primárias.
Novas tecnologias continuam a ser desenvolvidas, melhorando o fluxo de trabalho e reduzindo o tempo decorrido entre a seleção do conteúdo e a disponibilidade no site.
• Rede de colaboração: a Biblioteca Digital Mundial enfatiza a abertura em todos os aspectos do projeto: acesso aos conteúdos; transferência de tecnologia para a criação de capacidades; e a participação de parceiros, interessados diretos e usuários.

Consulte a lista atual de parceiros da Biblioteca, e navegue sempre por suas páginas!
ACESSE: https://www.wdl.org/pt/

Referências
http://www.bbc.com/portuguese/cultura/2009/04/090421_bibliotecavirtualdf_ba
https://nacoesunidas.org/biblioteca-digital-mundial-ja-esta-disponivel-na-internet/
http://www.educacao.sp.gov.br/noticias/conheca-a-biblioteca-mundial-digital-da-unesco/
https://jornalggn.com.br/blog/luisnassif/a-biblioteca-mundial-digital
http://noticias.universia.com.br/tempo-livre/noticia/2014/06/16/1099001/conheca-13-sites-gratuitos-bibliotecas-digitais.html
 

fechar