Aplicativo que ajuda a economizar água?

Hoje, o nível do sistema Cantareira, que abastece de água a grande São Paulo, atingiu níveis preocupantes pela falta de chuva, mas também de planejamento e obras para tal situação. A população, com isso, passou a ter que se conscientizar do problema e se disciplinar, de forma a economizar água como nunca antes.

Para ajudar o brasileiro a economizar água neste cenário de seca e cuidar melhor desse recurso natural por toda a sua vida, a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e o Instituto Akatu lançam o aplicativo sobre vazamentos, chamado “Nossa Água”.

Ele foi desenvolvido para orientar as pessoas em relação ao consumo consciente da água, além de oferecer calculadora de banho, dicas para um consumo eficiente e o “O Encanador”, no qual o usuário emenda vazamentos em canos, até que as extremidades estejam ligadas para a água fluir por toda a tubulação – quem conectar o aplicativo ao Facebook poderá ver sua colocação no ranking geral de quem baixou o app e joga o game. Já a calculadora é uma espécie de cronômetro que, além do tempo de banho, vai contando os litros gastos no chuveiro: se uma pessoa demora 40 minutos no chuveiro o seu gasto médio pode chegar a 200 litros, enquanto que um banho de 10 minutos gasta 50 litros de água. O app ainda elogia aqueles que economizam e adverte quando o consumo é maior. “Queremos que o usuário perceba que ao reduzir o tempo de banho ele pode colaborar com o meio ambiente e ainda economizar dinheiro na conta de água”, avalia Fábio Moraes, diretor de educação financeira da Febraban.

A ferramenta faz parte do programa de educação financeira, o portal meubolsoemdia.com.br, sendo que o aplicativo marca o primeiro de uma série de ferramentas sobre consumo consciente que serão lançadas ainda este ano. “Todos nós temos responsabilidade sobre o meio ambiente, seja no descarte incorreto de um lixo como no consumo exagerado da água. Com o app queremos mostrar que a mudança deve começar no dia a dia, com pequenas atitudes sustentáveis e, principalmente, consumo consciente”, avalia Moraes.

“Aplicativos como o “Nossa Água” garantem que informações sejam disseminadas de forma lúdica e clara aos consumidores sobre os impactos de suas escolhas de consumo e, por isso, têm alto potencial de promover mudanças de comportamento. O problema do consumo excessivo de água – e o impacto negativo que essa prática tem sobre o orçamento individual, o meio ambiente, a sociedade e a economia – pode se transformar em uma oportunidade para tratar das práticas necessárias para se construir estilos mais sustentáveis de vida”, afirma Helio Mattar, diretor-presidente do Instituto Akatu.

Há mais três ferramentas que serão lançadas até o final do ano, todas com mecânica parecida, tratando de assuntos essenciais à vida humana: a de energia é a próxima, e será lançada ainda em setembro. Depois virão a de alimentação e a de transporte.
Os quatro aplicativos aliam o caráter educativo de uma parte de dicas com o aspecto financeiro (uma calculadora de gastos) e o do entretenimento, representado por um jogo destinado a atrair a atenção dos mais jovens.
— Vai ser possível ver o gasto de cada um dos eletrodomésticos da casa. Isso é algo que ninguém nunca tinha conseguido ver.

Optar por focar nos jovens não é uma decisão infundada. A crescente influência deles nos gastos familiares pesou na decisão:
— Vemos o jovem como agente de mudança. Há pesquisas que mostram que, na classe média, que é o nosso grande foco, o jovem é o influenciador. Ele, geralmente, tem mais escolaridade que os pais, e acaba se tornando formador de opinião dentro de casa. Focando nele, atingimos o adulto e também o idoso. Entendemos o jovem como nosso parceiro e grande disseminador dessa filosofia que queremos propagar — afirma.
O aplicativo é simples de usar e já está disponível para download gratuito no Google Play/Play Store. No momento, o app está liberado para aparelhos smartphones da versão Android.

veja onde baixar o aplicativo:
https://play.google.com/store/apps/details?id=br.com.soundy.nossaagua

referências
http://www.akatu.org.br/Temas/Agua/Posts/Febraban-e-Instituto-Akatu-lancam-aplicativo-para-ajudar-na-economia-de-agua
http://oglobo.globo.com/economia/defesa-do-consumidor/febraban-instituto-akatu-lancam-aplicativo-para-estimular-economia-de-agua-13941608