Exuberante olhar da Polônia

São 70 cartazes, 50 publicações e 20 capas de disco (CD e LP) selecionados a partir de centenas de livros e cartazes desenhados por artistas e designers poloneses mais recentes, reunidos numa impressionante mostra, no Instituto Tomie Ohtake. A exposição apresenta o resultado de trabalhos gráficos feitos para iniciativas culturais, obras consideradas vanguardistas de alta qualidade e que apontam para novas direções.

Não é a primeira vez que o Instituto Tomie Ohtake, realiza mostras com os nomes históricos do design gráfico polonês. Agora fez uma parceria com Culture.pl e Fontarte, trazendo um novo recorte dessa produção reconhecida mundialmente.

Essa edição da exposição “Eye on Poland – Olhar Polônia: o cartaz, o livro e a capa de disco contemporâneas” tem curadoria de Magdalena Frankowska e Artur Frankowski, e busca apresentar ao público brasileiro o design gráfico polonês contemporâneo, representado pelos mais interessantes projetos dos últimos tempos. A exposição já foi apresentada na China (2010-11), no Japão, Coréia do Sul e Índia (2015-17).

Para Magdalena Frankowska e Artur Frankowski, o design gráfico polonês, nos últimos anos, tem se desenvolvido dinamicamente e ganhado reconhecimento na Europa e pelo mundo. “A razão por trás disso não está somente nas tradicionais associações com a arte dos cartazes e com artistas da genericamente chamada “Escola Polonesa de Cartazes” (entre meados da década de 1950 até o final da década de 1960), como Henryk Tomaszewski, Józef Mroszczak, Jan Lenica, Roman Cieślewicz ou Wiktor Górka, mas também nas produções das gerações intermediária e jovem de designers que estão hoje buscando soluções originais em suas práticas”.

A dupla acrescenta que esse crescente reconhecimento pode também ser atribuído à recente expansão das artes e da área cultural na Polônia, especialmente com o surgimento de novas instituições culturais e com o desenvolvimento das já existentes. Destacam ainda o crescimento acelerado das publicações independentes. “Nos últimos anos, temos visto muitas publicações de alto nível, cuidadosamente desenhadas e produzidas por editores independentes”.

Diferentemente do francês, suíço ou holandês, o design gráfico contemporâneo polonês, dizem os curadores, tem seu estilo original identificável: colorido, veloz, espirituoso e inteligente. “É nossa tradição nesse campo, nossa língua nativa, nossa identidade cultural e nossa imaginação original têm um impacto considerável na linguagem gráfica contemporânea do país e, consequentemente, nas obras de design gráfico”, ressalta o casal.

(Editado a partir do site: http://www.institutotomieohtake.org.br/visite)

SERVIÇO

EYE ON POLAND – OLHAR POLÔNIA
De 19 de setembro a 29 de outubro

Instituto Tomie Ohtake
Av. Brigadeiro Faria Lima, 201
(Entrada pela R. Coropés, 88)
Pinheiros – São Paulo- SP
CEP 05426-100
A 800m do Metrô Faria Lima (Linha Amarela)

Telefone 11 2245 1900
Horário de funcionamento. Terça a domingo das 11h às 20h
Entrada gratuita

O Instituto Tomie Ohtake possui elevadores para acesso aos visitantes com mobilidade reduzida.