O Congresso da UBES acontece esta semana em Minas

De 28 de novembro a 1 de dezembro próximos, será realizado o CONUBES – Congresso da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES), em Contagem, Minas Gerais. O Congresso elegerá a nova diretoria para a próxima gestão, além de debater como a entidade se posicionará em relação aos últimos acontecimentos no país, quais suas posições em relação à política do governo, etc.  A UBES – União Brasileira dos Estudantes Secundaristas – criada em 1948, é uma instância de participação dos estudantes de Ensino Fundamental 2 e Ensino Médio, na vida política do país e destacou-se em momentos politicos decisivos, trazendo a voz dos estudantes como participantes das decisões da nação.

Como funciona?
O congresso da UBES é aberto ao público, mediante inscrição, mas apenas os representantes das escolas, seus delegados, têm a responsabilidade de ir ao Congresso, com direito a voto.  O Ítaca tem direito a 1 delegado: cada escola elege 1 delegado para cada 1.000 de seus alunos, e o Ítaca, assim, enviará ao CONUBES 1 delegado, representante de uma chapa (“Juntos!”), formada por representantes do EF2 e EM.

A eleição no colégio ocorreu em 30/10 e teve a presença de 62% de alunos do EF2 e de 93% de alunos EM. O representante do Ítaca será Rui  S. R., do 2º EM.

Com apenas sete dias desde o início das inscrições para o 40º Congresso Nacional da União Brasileira dos Estudantes Secundarista, o Conubes, a marca de estudantes inscritos já atingira o número de 3.823 delegados de todo país. Estes estudantes já estão com seu pré-credenciamento liberado, para participar com direito a voz e voto no fórum máximo de deliberação da entidade.

 

Referências:

http://www.ubes.org.br
http://www.une.org.br/2013/09/40º-congresso-da-ubes-tem-record-de-inscricoes/

Espalhafatos  (impresso)