O Ítaca apoia exposição de cartazes sobre as questões dos refugiados

REFUGIADOS – liberdade de ir e vir é uma mostra dos cartazes selecionados pelo júri do concurso de 2017 da P4T, levantando a discussão sobre o direito dos imigrantes, refugiados. Segundo a própria organização, “no decorrer da história, imigrantes enriqueceram seus novos países com seu conhecimento, tradições e cultura. Todos os campos do conhecimento humano foram beneficiados por influências externas. Se continuarmos olhando apenas dentro de nossas fronteiras e nos fecharmos para os outros países, iremos retroceder e não avançar.”

Esssa mostra é muito relevante para o contexto brasileiro. De alguma maneira cada um de nós é um imigrante – com exceção dos indígenas – seja por imposição, como no caso dos escravos, por conveniência ou por necessidade. Essa referência deveria nos favorecer no exercício da tolerância, do acolhimento e da sabedoria em aprender com outras culturas, enriquecendo a nossa própria existência.

Histórico da mostra
A cada ano, a ONG Poster for Tomorrow, sediada em Paris, organiza um concurso mundial de cartazes sobre algum tema de direitos humanos. O objetivo é lançar o foco sobre questões de interesse para a paz e a igualdade entre os seres humanos. Hoje já conta com quase 7.000 inscritos em cada edição.

Um júri online faz a pré-seleção dos cartazes, provenientes de todos os continentes, e um júri presencial escolhe os 100 melhores e os 10 top, entre esses 100. A seleção final é exposta em diversos lugares do mundo, com inauguração preferencialmente no dia 10 de dezembro, data de aniversário da Declaração dos Direitos Humanos.

Este ano, os 10 top estão expostos em São Paulo,  na entrada do metrô Sumaré e na parede externa da Casa do Povo, centro cultural.

O Colégio Ítaca colaborou para que este evento ocorresse e vai expor na escola os mesmos 10 cartazes em forma de bandeiras de tecido, em formato 50 X 70 cm.

Entre os 10 mais desta edição está o designer brasileiro Ricardo Garla.

Para mais informações sobre os projetos da P4T e galerias de outras edições, acesse http://www.posterfortomorrow.org/en/

SERVIÇO
Entrada do metrô Sumaré
até dia 31 de março de 2018
Rua Oscar Freire 2.500

Parede externa da Casa do Povo
Rua Três Rios 252

Homepage