.>
Alguns conteúdos desta seção estão disponíveis apenas para quem estiver logado.
Caso tenha acesso, faça seu login aqui
postado sob 2020, carnaval, EF1
CONTEÚDO PARCIALMENTE RESTRITO
FAÇA LOGIN
+12

Todos os anos comemoramos, com os alunos do EF1, o Carnaval. Eles participam da escolha do tema, ajudam na confecção das fantasias, etc...etc..

Este ano, em comemoração aos 30 anos do Ítaca, também desenvolvemos com os alunos do EF1 um projeto para o Carnaval cujo tema foi a Odisséia (livro que conta o retorno de Odisseu à Ítaca, depois de lutar na guerra de Troia.)

Professores e alunos elegeram a volta de Odisseu (herói grego, conhecido na mitologia romana como Ulisses) a Ítaca como o tema norteador da apresentação, que acontecerá através do desfile de alas relacionadas a essa narrativa distribuídas pelos anos do EF1, que representarão partes da história e personagens da Grécia.

Porta bandeira e mestre sala        

1ºs anos - O Mar e os seres que lá habitam.
2ºs anos - Vento e Deus do Vento
3ºs anos - Porcos, Uvas, Oliveiras e a Ilha. Em destaque Circe e Ulisses Jovem.
4ºs anos - Sereias, Ciclope, Marinheiros e em destaque Telêmaco.

5ºs anos - Penélope, Ulisses mendigo, tapete, medusa, monstros de várias cabeças e colunas gregas.

A partir do trabalho interdisciplinar desenvolvido, especialmente nas áreas de Música e Arte, os grupos produziram adereços, adornos carnavalescos e um samba enredo.
 

Samba enredo feito pelos alunos dos 5ºs anos com a professora Valéria.

Tudo começou quando Ulisses viajou,
Mas seu barco tombou 
E uma ilha avistou
Grande mar atravessar
Grande mar atravessar
Vamos todos remar
Para em Ítaca chegar

Odisseu, Odisseu
Odisseu, em uma caverna
Um monstro encontrou
E com uma estaca o ciclope cegou
O ciclope embriagado
Dormiu a noite inteira
Só faltava cruzar 

O grande mar de sereias
Ulisses só queria a
Penélope encontrar
Mas a Circe chegou e 
Começou a enfeitiçar
Odisseu, Odisseu
Odisseu, com sua
Flecha no ar
Uma competição ele
tem que ganhar.

postado sob 2020, capoeira, EF2

Em outubro de 2019, os alunos de 6º e 7º anos da capoeira receberam a visita de mulheres do grupo “Angola irmãos guerreiros”. Investigações e questionamentos, do curso de Estudos Étnicos, sobre os lugares das mulheres negras na sociedade e na história brasileira, encontram, na roda de capoeira do colégio, uma experiência única e profunda. O encontro iniciou-se com uma roda de conversa entre os alunos e as mulheres do grupo sobre o lugar das mulheres na capoeira.

Lembrando as origens da capoeira, os mestres eram responsáveis por comandar as rodas, e as mulheres ficavam restritas ao coral e a bater palmas ao redor daqueles que realizavam os movimentos. 

A conversa seguiu para a discussão da jornada dupla das mulheres na capoeira que se dividem entre o trabalho realizado dentro de casa e suas carreiras, além de  sua dedicação à capoeira. A gestação foi um momento marcante dessa trajetória. As mulheres colocaram como lidam essa dupla jornada e como são recebidas em outras rodas de capoeira. 

Depois da conversa, Ana Cláudia, Cacau na capoeira, ensinou alguns movimentos e os alunos do Ítaca participaram da roda de capoeira com as mulheres convidadas.


 

+17
postado sob 2019, EF2, estudo do meio

A viagem do 9º ano ao Vale do Paraíba e Ilha Grande trouxe aos alunos momentos de aprendizado e lazer, numa perspectiva histórica, e estabeleceu pontes para que eles pudessem interpretar e compreender melhor a realidade da região e sua influência na história, na política e na economia brasileiras.

Os estandartes produzidos revelam e guardam momentos deste estudo do meio que, para eles, foi também a viagem de despedida do Ensino Fundamental.

+14
fechar