FAÇA LOGIN
Plantio feito com os alunos do Ensino Fundamental 1, para comemorar a chegada da Primavera, que representa o início de outro ciclo, um renascimento através da floração. Plantou-se justamente uma muda de arbusto de nome popular primavera.
Plantio feito com os alunos do Ensino Fundamental 1, para comemorar a chegada da Primavera, que representa o início de outro ciclo, um renascimento através da floração. Plantou-se justamente uma muda de arbusto de nome popular primavera.
Dia 09/3, comemoramos o aniversário do Ítaca, que fez 29 anos no dia 12 de março.
Houve apresentação, às 10h, do grupo Trupe Pé de Histórias, com a peça infantil ”Conto dos Pássaros”.
E, às 11h15, cantoria da maior qualidade, com o músico Webster Santos e o grupo Baianos tocam Baianos.
O evento de final de ano dos alunos e alunas do Ítaca foi no dia 1º de dezembro. Teve teatro, música e mostra de trabalho de artes plásticas.
Quais são os nossos medos? Como podemos vencê-los? Os adultos também tem medos? Desmistificar o medo, buscando soluções, superações e coragens. Selecionamos autores que abordam o tema e desenvolvemos um trabalho interdisciplinar a partir de leituras coletivas, discussões, representações, músicas, escritas de seu róprio medo e como superá-lo. Resultados desse trabalho foram apresentados na Flítaca (Festival de Literatura do Ítaca), no dia 22/09/2018.
FAÇA LOGIN E ASSISTA AO VÍDEO
Como parte de um amplo projeto de conscientização sobre a importância da preservação da fauna da mata atlântica, que envolve as disciplinas de Ciências, Arte, Linguagens Audiovisuais, Português e Geografia, nossos alunos visitaram, no último dia 3/9, o Zoo de São Bernardo do Campo, que atua especificamente no cuidado com esses animais. Animais resgatados de contrabando e acidentados também são cuidados e hospedados neste zoo.
Acompanhados por professores do Ítaca e guiados pela Uggi – Educação ambiental, os alunos do 9º ano, fizeram viagem de estudo do meio de quatro dias (na semana de 28/08/2018), onde vivenciaram essa junção de olhares frente ao passado e ao futuro, num mergulho profundo em considerável parte da Cultura Brasileira. Conhecendo localidades que estão além dos marcos históricos - uma vez que são consideradas centros culturais arquitetônicos de rara composição urbana e originalidade de projetos - eles penetram não apenas na história do país como também nas profundezas das terras mineiras.
Os alunos do 3º EM tiveram uma aula prática de Biologia, no dia 23 de abril de 2018, com a Professora Lucia M. Bom, para estudar os peixes ósseos (Osteichthyes), com o objetivo de conhecer as principais características dessa classe e compará-las com a dos peixes cartilaginosos, pertencentes à classe Chondrichtyes.
Estudando uma pescada*, por exemplo, aprenderam a observar a morfologia externa e, depois, dissecando o peixe, a morfologia interna (bexiga natatória, brânquias, gônadas, aparelho digestivo e aparelho excretor). Analisaram também um coração de galinha, para fazer uma comparação entre ele e o do peixe.
As aulas de laboratório são uma atividade prática muito importante para ilustrar a teoria científica e instigar o aluno à investigação, ajudando-o a desenvolver inúmeras habilidades, por isso são parte essencial, frequente e muito valorizada do Planejamento dos componentes curriculares como Biologia, Química e Física, inclusive sendo muitas vezes multidisciplinar.
* O Colégio Ítaca, em respeito aos animais e à lei 11.794, de 8 de outubro de 2008, nunca fez e não faz uso de animais vivos em suas aulas práticas, recorrendo apenas a peixes e vísceras de ave comprados em supermercados (portanto também livres de contaminações, por serem próprios para alimentação). Os alunos aprendem também a respeitar aquele animal que está ali excusivamente para estudo.
Fotos do final da primeira etapa da Gincana da Solidariedade.
Fotos do final da primeira etapa da Gincana da Solidariedade.
Desenhos dos alunos do EF1, para comemorar a Páscoa 2018, foram expostos na escola, em forma de painéis coletivos. Vejam o resultado.
No sábado, 19/3, foram plantadas no terreno do Ítaca e no canteiro central da avenida, mudas de ipês, manacás da serra, peroba rosa e várias frutíferas de pitanga, jabuticaba, jambo, nêspera, jambolão, guariroba, romã, lichia, ...
Agradecemos aos pais, mães, alunas, alunos que doaram mudas para o colégio e/ou aqui estiveram plantando essas mudas que se tornarão árvores e preencherão o vazio deixado pelas que tivemos de cortar – por cuidados e orientação profissional.
Agradecimento especial ao Sr. Osni, avô de uma de nossas alunas, que nos doou o ipê branco e a peroba rosa (entre outras) e que contou para todos os presentes a história de algumas mudas. Também agradecemos ao Webster Santos (pai de alunos nossos) e ao Paulo Neto, pela linda música, durante a “festa”!
Disponibilizamos algumas fotos para um “guardado-querido-de-memória”.
Equipe do Ítaca
Apresentação de final de ano do EF1, do dia 25 de novembro.
Para acessar o conteúdo completo (todas as fotos), faça login.
No dia 10 de novembro, os professores Aurélio e Ronaldo, de Práticas Corporais, levaram os alunos de 6º e 7º anos ao Parque Chácara do Jockey, localizado na Avenida Eliseu de Almeida, para vivenciar o futebol de campo. O parque abriga o time de futebol Pequeninos do Jockey em um de seus quatro campos. Além disso, conta com o conjunto de pistas para prática de skate, quadra poliesportiva, pista de corrida e caminhada.
Esta visita teve como objetivo principal conhecer o futebol de campo através da prática dessa cultura corporal, empregando suas regras e fornecendo a oportunidade de ter uma visão do futebol de campo diferente daquela a que assistimos na televisão e nos jogos eletrônicos. Além do mais, o fato de sermos vizinhos do parque favoreceu o uso desse outro ambiente de ensino para a aprendizagem não apenas dessa modalidade esportiva, como também nos proporcionou reconhecer outras manifestações corporais praticadas naquele ambiente.
Para além dos jogos, da dança e dos movimentos, pensar o corpo como parte de uma cultura envolve aspectos como a inserção do indivíduo no meio em que vive; a influência exercida por esse ambiente em sua constituição física, emocional e mental; a percepção da diversidade; além do desenvolvimento de olhares críticos, frente, por exemplo, à obsessão contemporânea de buscar o corpo "perfeito".
Expressão, Corpo & Cultura é, assim, um evento anual que busca atuar essencialmente com as linguagens corporais, entendendo o corpo como forma de expressão por meio da qual refletem-se traços de nossa e de variadas culturas.
Para isso traz convidados que expressam sua arte por meio do corpo ou mostram outras formas de olhar para esse corpo. Nesse sentido, apresentações que envolvem danças, artes marciais, esportes e outras expressões dos saberes e atitudes corporais passam pelo nosso espaço nesse dia. Ainda como expressão, uma exposição de trabalhos dos alunos de EF2 e EM, em diversos formatos, completa o encontro de familiares, artistas, alunos e professores, agregando arte e diversidade a essa atitude frente ao corpo e à consciência que dele tomamos.
Foram muitas atividades, momentos e trabalhos expostos, que serão contemplados aos poucos em nossas galerias.
Nos dias 31 de outubro e 1 de novembro, os trabalhos dos alunos do 1º, 2º e 3º anos foram expostos pelos corredores do colégio .
Pais e mães foram convidados a visitar a Mostra nos horários de entrada (entre 12h45 e 13h15) e saída (entre 17h30 e 18h30). Valeu a pena!
Os temas trabalhados nas aulas de Artes, com a profª Sandra, foram os seguintes:
1º ano
Conhecendo Tarsila do Amaral (tinta guache)
Conversando sobre a vida e a obra de Henry Matisse (aquarela)
Monocromia – tema livre (guache)
Trabalho tridimensional (argila e pintura guache)
1º ano A: Mundo dos Animais
1º ano J: Mar e Fundo do Mar
1º ano C: Monstros Marinhos
2º ano
Conhecendo a vida e a obra de Van Gogh (tinta a guache)
Pesquisa de texturas (colagem)
Trabalho Tridimensional (2º D) – Mundo Encantado (argila e pintura guache)
Trabalho Tridimensional (2º L) – Zoológico Mágico (argila e pintura guache)
3º ano
Ilustração e História (baseado no livro “O trem da História”, de Katia Canton)
Autorretrato – Estudo de retrtatos de Giuseppe Arcimboldo
Conhecendo a vida e a obra de Lasar Segall
Floresta Crepuscular (tinta a guache)
Paisagem Brasileira (tinta a guache)