Com a chegada da primavera, as flores desabrocham pela cidade e pela escola e a horta cresce com novos brotos e folhas.
Plantar e aprender, observando as alterações com o passar do tempo, tem sido divertido e valioso para as crianças do 2º EF1.
Orientadas por suas professoras, desenvolvem a atividade de cultivar alguns tipos de hortaliças e frutas, em uma “horta escolar”.
Nessa atividade, elas podem:
- observar e descrever características de vegetais, desde o plantio das sementes até o desenvolvimento da planta e a colheita;
- observar quais são as condições necessárias para o crescimento dos vegetais, como o solo adequado e a quantidade suficiente de água e luz;
- conhecer a importância das plantas para o equilíbrio da natureza, pela realização da fotossintese, que é fonte de alimentos e oxigênio.
- alimentar-se daquilo que colhem, valorizando alimentos naturais, em comparação aos industriais - processados e ultraprocessados -, sendo feito, em paralelo, um estudo das funções dos alimentos no corpo humano;
Além disso tudo, aprendem como se faz o controle biológico de insetos indesejados, as chamadas “pragas” da lavoura, atraindo para as plantações outros insetos (as joaninhas), como alternativa aos agrotóxicos, tão nocivos à nossa saúde.
Assim, de forma lúdica e agradável, em contato com a terra, os alunos são estimulados a conhecer e a manter o equilíbrio ambiental, cuidando também da saúde.











Caso tenha acesso, faça seu login aqui
A terceira edição do Cinema com o Professor deste ano aconteceu no sábado, dia 28/08, e foi voltada para as turmas de 6° e 7° anos. Foi uma manhã de muita alegria, encontros, trocas e aprendizados em nossa comunidade. Desta vez, exibimos o filme "The True Cost" (O custo verdadeiro, 2015, Andrew Morgan) e, a seguir, tivemos um debate bastante aquecido, do qual participaram, além de alunos/as e professores/as do Ítaca, nossos convidados Giovanna Gaba e Rafael Körbes, professores da Universidade Anhembi Morumbi, que ensinam moda e trabalham nesse universo.
Trata-se de um documentário impressionante que revela uma triste e cruel realidade de nossas vidas: a produção e comercialização de roupas, no estilo Fast Fashion, no mundo. E levanta as seguintes questões: Quem faz as roupas que usamos? Por que nossas roupas são feitas em outros continentes? Por que precisamos ter cada vez mais roupas? Para onde vão as roupas que descartamos?
A escolha dessa temática surgiu a partir dos estudos sobre Cinema e sobre Consumo, que já vinham ocorrendo com os alunos de 6º e 7º anos, englobando as temáticas de matemática financeira e planejamento de finanças. Outro fator motivador é a superexposição a propagandas de vestuário a que as crianças estão submetidas, diariamente, nas redes sociais.
O evento promoveu uma importante e enriquecedora troca entre Universidade e Ensino Básico. Nossos alunos e alunas puderam discutir conteúdos e questões contemporâneas que, para muitos, são abordados apenas na Universidade.
Acreditamos que esse tipo de debate é essencial para motivar mudanças atitudinais fundamentais à nossa existência no mundo.
Assista aos vídeos de debates, abaixo.