.>
NOTÍCIAS
O QUÊ
assunto
QUANDO
2024
2023
2022
2021
2020
2019
2018
2017
2016
2015
2014
2013
Alguns conteúdos desta seção estão disponíveis apenas para quem estiver logado.
Caso tenha acesso, faça seu login aqui
postado sob 2023, arte, cultura
+28

A poesia está no ar.  A exposição Marc Chagall: sonho de amor traz 191 obras do artista franco-russo de origem judaica que marcou o século XX pelo uso revolucionário das formas e das cores, criando um universo único em suas pinturas – fazendo delas verdadeiras obras poéticas. 

De origem humilde, Marc Chagall nasceu em 7 de julho de 1887, no bairro judaico da cidade de Vitebsk, na antiga Rússia, de onde fugiu após a Revolução de 1917.

Para ele, era impossível criar dentro dos dogmas impostos à arte pelo governo soviético — a temática social e do trabalho, uma paleta de cores restritas e uma estética mais próxima do cubismo.

Mudou-se inúmeras vezes, vivendo nos Estados Unidos, voltando à Russia, depois indo à Alemanha e à França, onde morreu, aos 97 anos, em 1985.

A mostra defende que a produção do artista está relacionada a sua visão amorosa da vida. A percepção de um apaixonado que tem dificuldade de firmar os pés no chão e cujas lentes, pelas quais vê o mundo, apresentam cores mais saturadas. “Chamam o Chagall de surrealista, mas eu não concordo com essa definição”, diz a curadora da mostra, Lola Durán Úcar, “Ele pintava o mundo como ele via.”

A exposição já passou por países como Itália, Coreia do Sul e China. A museóloga Cynthia Taboada, que assina a organização, visitou a mostra em Nápolis e lutou para trazê-la ao Brasil, por meio de edital do CCBB – Centro Cultural Banco do Brasil.

O diferencial dessa mostra, no Brasil, foi a inclusão de obras de Chagall de coleções brasileiras, como as dos acervos do Museu de Arte de São Paulo (Masp), do Museu de Arte Contemporânea da USP (MAC-USP) e da Casa Museu Ema Klabin.

Na passagem por São Paulo, Marc Chagall: sonho de amor oferece, também, ao público performances de dança, na obra Air Fountain, de Daniel Wurtzel, e a intervenção cênicomusical Bella e o violinista, entre outras novidades. Haverá, ainda, um ciclo de debates e uma palestra com a curadora Lola Durán Úcar.

Conheça as atividades paralelas AQUI

Centro Cultural Banco do Brasil:Rua Álvares Penteado, 112 – Centro Histórico. Qua./seg.: 9h/20h. Site: ccbb.com.br. Grátis. Até 22/5.

Referências:
https://ccbb.com.br/sao-paulo/programacao/marc-chagall-sonho-de-amor/

https://www.metropoles.com/sao-paulo/roteiro-sp/exposicoes-sp/mostra-de-chagall-no-ccbb-sp-apresenta-um-mundo-sem-gravidade

postado sob 2023, EF1, EF2, Ítaca
+26

 

Mais um ano de vida e, mais  uma vez,  recebemos  estudantes, suas famílias, professores e funcionários para uma pequena e afetuosa comemoração: 33 anos de Ítaca.

Pintura, brincadeiras e muita música!

postado sob 2023, ciências, EF2, matemática
+6

 

"Dê-me uma alavanca e um ponto de apoio, e eu levantarei o mundo". 

A partir dessa frase de Arquimedes, estudantes dos 8ºs anos iniciam seus estudos sobre máquinas simples.

Para entender as aplicações das diferentes máquinas simples, alunas e alunos constroem máquinas de reação em cadeia, usando quatro diferentes tipos de máquinas simples.

Todo o trabalho ocorre no LabFab, o espaço maker do Ítaca. 

Desenham-se os pré-projetos: como as máquinas funcionarão juntas?
Depois, os diversos grupos vão ao LabFab, para construí-las. 

O interessante é que, nesse processo, alunos e alunas aprendem também a prática da cultura maker, além do fazer científico, ou seja,  tentativa e erro, cooperação, resolução de problemas e organização.

foto de Ruth Klotzel sobre ilustração em parede, Madri, nov 2022
foto reprodução da internet (Marcelo Camargo/Arquivo Agência Brasil)
foto Ruth Klotzel

 

O Dia Internacional da Mulher é uma data comemorativa, oficializada pela Organização das Nações Unidas, na década de 1970: 8 de março. Essa data simboliza a luta histórica das mulheres para terem condições equiparadas às dos homens, já que, inicialmente, remetia à reivindicação por igualdade salarial.
Mas, atualmente, é uma marca da dignidade e da luta das mulheres também contra o machismo e a violência, entre outras frentes.

Veja AQUI a programação de comemoração da data, durante todo o mês de março de 2023, em SP.

Para conhecer melhor essa história, acesse matéria que fizemos há uns anos, com o histórico, NESTE LINK.


 

 

postado sob 2023, EM, monografias
O DIA DA ENTRGA DO TRABALHO FINAL
+9

 

Aprender a elaborar um trabalho acadêmico, dentro das normas da ABNT?
Aprender a pesquisar e chegar a conclusões próprias, a partir de pesquisa?
Aprender a elaborar e cumprir um cronograma, para um trabalho de longo prazo?
Estudar mais a fundo um tema de que goste muito?

Isso tudo faz parte do 2º Ensino Médio do Ítaca, no projeto MONOGRAFIAS: a partir de um tema central sugerido pela turma (em 2022: CRISE), cada estudante faz um recorte pessoal, focando em um assunto sobre o qual se interesse. O processo tem início em março e a entrega do trabalho final ocorre no início de novembro; muitos aprendizados nesse intervalo.

Um caminho trilhado com o apoio do curso de Iniciação Científica e de cada professor-orientador.

Por fim, algumas apresentações a convidados (pais, amigos, familiares, professores...): elas são voluntárias e se transformam em verdadeiras aulas para o público, incluindo o cuidado das preparações que os autores fizeram em Powerpoint. Acima, todos poderão (re)ver algumas imagens desse dia.

A toda a turma do 2º EM 2022, nossos parabéns, nossa alegria pelo incrível resultado, nosso orgulho pelo alto nível dos trabalhos que todos vocês realizaram.

fechar