.>
NOTÍCIAS
O QUÊ
assunto
QUANDO
2024
2023
2022
2021
2020
2019
2018
2017
2016
2015
2014
2013
Alguns conteúdos desta seção estão disponíveis apenas para quem estiver logado.
Caso tenha acesso, faça seu login aqui
postado sob 2023, EM, estudo do meio
+13

 

Projeto Pirajussara *

Já há alguns anos, o Projeto Pirajussara convida o 1º Ensino Médio para conhecer áreas da nossa cidade, mais precisamente no entorno do Ítaca, a partir do rio (ou córrego) Pirajussara, que nasce em Embu das Artes, corre sob a avenida do Colégio, e deságua no rio Pinheiros.

Assim, a cada ano, o 1º EM estuda o curso do rio e as áreas e bairros próximos, completando, aos poucos, um painel dessa bacia: neste ano, Jardim Bonfiglioli, Vila Gomes, Vila Indiana, Rio Pequeno, Jardim Ester.

No projeto, os olhares e as perspectivas da Geografia, da História, da História da Arte, da Química, da Língua Portuguesa e das Práticas Laboratoriais.

E cada grupo, com os professores, pesquisou; selecionou o trajeto da sua saída, e ônibus; coletou e analisou as águas; pensou o saneamento, entrevistou moradores, modelou no computador a posterior maquete do relevo...

Depois, vêm as trocas, as reflexões, os questionamentos, as propostas de intervenção, as descobertas, as curiosidades, as memórias da saída...

Saber olhar, analisar, encontrar soluções para problemas, organizar-se, colaborar, ouvir, trocar... tudo enriquecimentos...

LEIA MAIS SOBRE O ASSUNTO AQUI

 

Pirajussara ou Pirajuçara? Em 1945, a ABL oficializou a determinação de as palavras de origem indígena serem escritas com Ç (no som [s]).  Aqui, no entanto, optamos pela grafia adotada pela Prefeitura de São Paulo e também mais comum na região.

+8

 

O tema de Linguagem e Expressão do 8º ano, neste segundo bimestre, foi “O feminino e a sociedade” e, a partir desse mote, os/as estudantes conheceram grandes mulheres, personagens da dramaturgia, tais como: Medéia, Antígona, Julieta, Lady Macbeth, Joana, entre outras.

A peça estudada a fundo foi "Casa de Bonecas", de Ibsen (1828-1906), importante dramaturgo norueguês, reconhecido por ser um dos principais nomes do teatro realista. A discussão e o aprofundamento dessa leitura tiveram como produto final a confecção de bonecas, com o objetivo de salientar as críticas à sociedade.

As bonecas foram produzidas em nosso LabFab, a partir dos mais variados materiais e expressam conceitos relacionados à quebra de  estereótipos e  às  opressões relacionadas ao olhar da sociedade para as mulheres.

Esse estudo despertou o reconhecimento de alguns paradigmas sociais impostos às mulheres até os dias de hoje, que precisam ser objeto de reflexão e transformação.

postado sob EF2, EM, evento
+15

 

Nosso primeiro semestre foi finalizado com um sarau, que contou com as mais diversas manifestações artísticas e esportivas. 

Teve um pouco de tudo: pra aquecer o dia, começamos com jogos de futebol.  Depois vieram apresentações de teclado e violão, contação de histórias, esquete do grupo de teatro, música instrumental, dança coletiva, bandas, declamação de poemas e muito mais, com apresentações de alunos, alunas e professores do EF2 e do EM, que se aventuraram a "dar uma palinha"! Teve de Beatles a "Estúpido cupido", passando por Tim Maia, Kid Abelha, muita MPB e música autoral. 

Agora é aproveitar as férias e voltar com pique para o segundo semestre. 

postado sob 2023, EF2, evento
+11

 

Como forma de encerrar o semestre, preparamos algumas atividades diferentes para os últimos dias de aula. Na terça-feira (27/06), nossos alunos e alunas do EF2 participaram de vivências, organizadas e ministradas por professores e professoras, com temas diversos, que fogem às propostas escolares de cada matéria. Assim, puderam escolher cinco diferentes atividades durante a manhã, desde uma oficina de Tear de papelão, com a professora de geografia, até uma vivência de Mindfullness, oferecida pela professora de matemática.

Eles também puderam escolher entre outras onze oficinas: Contação de histórias de terror; Músicas de protesto e resistência; Ciência nos filmes da Pixar; Produção de caderno; Introdução à programação por meio de um jogo; Observação de célula vegetal e protozoário ao microscópio; Cartoons e HQ; Voley; Torre de Hanói; Eletrônica básica e Produção de aviões de papel

Foi uma manhã bem diferente e cheia de energia!

fechar