.>
NOTÍCIAS
O QUÊ
assunto
QUANDO
2024
2023
2022
2021
2020
2019
2018
2017
2016
2015
2014
2013
Alguns conteúdos desta seção estão disponíveis apenas para quem estiver logado.
Caso tenha acesso, faça seu login aqui
+5

 

Nas malhas de mim, nas malhas do outro...

Alunos e alunas do 8º ano pisaram em territórios desconhecidos nas aulas de Linguagem e Expressão, discutindo temas ligados às noções de existencialismo, tempo e alteridade. O projeto interdisciplinar, que envolveu também as aulas de História, se iniciou com a leitura da peça "Esperando Godot", de Samuel Beckett.

A partir daí - e sob a perspectiva das inquietações surgidas com a leitura - os/as estudantes buscaram falar sobre si mesmos/as e sobre o outro. Como produto, foram produzidos objetos que relataram essa experiência de percepção do outro, da sua própria identidade e do espaço em que eles e elas coexistem. Essa atividade rompeu fronteiras e ampliou as visões de tempo, espaço e identidade, mostrando a potência dos textos teatrais em nossa compreensão do mundo.

postado sob 2023, EF2, Idiomas
+8

 

Um verdadeiro mergulho nos aromas, texturas, sabores, temperos e cores latinas. A gastronomia dos países de língua espanhola foi o tema das pesquisas e produções culinárias dos alunos e alunas do 8º ano. 

¡Una cucharada, por favor! é um projeto que faz parte dos estudos do idioma espanhol e envolve pesquisas acerca de hábitos, preferências, receitas e sabores de cada país. A etapa das apresentações relaciona criatividade, estética e vocabulário, e o momento da degustação traz o sabor de pratos e bebidas típicos de países como Peru, Chile, Argentina, Colômbia, México, Espanha entre outros, com tapas, guacamole, arepas, tacos, burritos, gazpacho, empanadas e muito mais.

Aromas e sabores marcantes se espalharam pela escola nesse dia, e todos experimentaram as delícias produzidas por nossos/as estudantes. 

postado sob 2023, EF2, estudo do meio
+16

 

Andar de barco ao lado dos botos, descobrir o cheiro do manguezal e lavar a lama do corpo no mar: essas e outras aventuras foram vividas por nossos/as estudantes do 7º ano durante seu estudo do meio, que aconteceu nos dias 23 a 25/agosto na Ilha do Cardoso/Cananeia. Para entender um pouco mais da complexa biodiversidade das áreas tropicais, eles passaram por trechos de mata atlântica, restinga, praia e costão rochoso, em suas visitas ao Núcleo Perequê do Parque Estadual da Ilha do Cardoso, além de conhecerem a diversidade biológica do manguezal ali existente. A visita ao Quilombo do Mandira, entre outros aprendizados, permitiu que eles entendessem o funcionamento de um viveiro de ostras, atividade que garante a sobrevivência da comunidade. Foram dias de intensa atividade, colaboração e convivência que acrescentaram muitos saberes e emoções às bagagens dos nossos alunos e alunas.

postado sob 2023, arte, EF1
+11

 

Neste terceiro bimestre, os 2ºs anos retornaram às aulas de Artes, estreitando a parceria com as pesquisas realizadas em sala, voltando nossos olhares com maior atenção para as plantas presentes na nossa escola. Fizemos um despretensioso inventário dos exemplares que mais chamaram a atenção das crianças e os registramos de maneiras diferentes, o que além de ampliar o repertório de técnicas, nos aproximou das delicadezas, dos aromas, das formas e sabores desse universo que os pátios da escola nos oferece em abundância. 

Os desenhos de observação trouxeram foco e concentração para nossas aulas. A frotagem com folhas possibilitou gestos rápidos e vigorosos, nos encantando e surpreendendo com os traços revelados. E deliciosamente por fim, iniciamos o processo de fazer tinta natural com flores, folhas e frutas.

Este último processo, ainda em andamento, tem tingido papéis, mãos e bocas, pois quem resiste aos nossos fartos pés de amoras, jabuticabas e pitangas nos presenteando com seus frutos?"

postado sob 2023, EF2, estudo do meio
+5

 

Rochas pontiagudas e escuras, vento cortante, sol escaldante e temperaturas que podem ir de 15º C a -15°C, dependendo da época do ano. Flora exuberante, chuvas abundantes, densas florestas tropicais, 300 espécies diferentes de aves, além de felinos, roedores, caninos, veados, preguiças, antas, cobras, lagartos, anfíbios e milhares de espécies de insetos. Esse é o cenário da viagem de estudo do meio de nossos meninos e meninas do 6º ano ao Parque Nacional do Itatiaia, situado em um dos pontos mais altos da Serra da Mantiqueira, entre os estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo, realizada entre os dias 23 e 25 de agosto. Por os pés na montanha foi, sem dúvida, um desafio que levou nossos/as estudantes a vivências inesquecíveis.

postado sob 2023, EF2, estudo do meio
+16

 

"Saco" é um termo usado na geografia física, que descreve uma pequena baía, uma porção arredondada de mar, que normalmente decorre da erosão. Muito mais do que um "acidente", o Saco do Mamanguá, localizado em Paraty, é o único fiorde tropical da costa brasileira e uma espécie de "paraíso", cercado de Mata Atlântica, mar e areia, em que vivem algumas comunidades caiçaras.

Esse foi o destino dos nossos/as estudantes do 8º ano em seu estudo do meio, que aconteceu entre os dias 16 e 18 de agosto. O acesso é por barco, não tem internet e a luz elétrica é pouca - desafios bem grandes para nossos meninos e meninas de vida predominantemente urbana, que se aventuraram em uma jornada de três dias de convivência e aprendizado.

Ao fim da viagem, uma visita à comunidade do Quilombo do Campinho, com apresentação de jongo, almoço e bate-papo inesquecíveis. 

 

fechar