.>
NOTÍCIAS
O QUÊ
assunto
QUANDO
2024
2023
2022
2021
2020
2019
2018
2017
2016
2015
2014
2013
Alguns conteúdos desta seção estão disponíveis apenas para quem estiver logado.
Caso tenha acesso, faça seu login aqui
+9

 

CLIQUE AQUI E VEJA NOSSAS AÇÕES PEDAGÓGICAS

Elaborar pelo terceiro ano consecutivo a linha do tempo sobre as “Ações pedagógicas sobre questões raciais e afro-brasileiras” é um momento de revisão e reflexão que evidencia novembro como um mês de colocar em destaque currículo, saberes e práticas afro centradas  que pautam o dia a dia da escola o ano todo.

Nesta linha do tempo, encontramos autores, literatura, podcasts, vídeos, documentários, textos etc. que também ampliam nossos repertórios pessoais, porque é vasto o campo pessoal do letramento racial, para todos e todas, escola, educadores, famílias, alunos. Tempo de revisão das lógicas e percepções internas, que devem constantemente ser revisitadas e re-elaboradas.

Uma escola é um organismo vivo que renova suas investigações nesse extenso horizonte de debate e reflexão sobre o racismo. Clarissa Brito nos chama a atenção para a necessária naturalização do protagonismo negro nas mais diversas áreas de conhecimento e das relações humanas e sociais.

Nesse  caminho, seguimos. 

postado sob 2023, diversidade, EF2, religião
+15

 

No Brasil, a Igreja Católica exerceu uma forte influência sobre o Estado e a população até o final do século XIX, mas desde a Constituição Federal de 1891, somos um estado laico, com liberdade de crença e culto. Apesar disso, a intolerância e o desrespeito com algumas crenças segue ainda hoje.
Com o objetivo de ressaltar a diversidade religiosa, considerando seus aspectos identitários e culturais e tendo como princípio a interação respeitosa e pacífica com o outro, os alunos do 8º ano visitaram alguns centros de culto religioso de nossa cidade.

Refletir sobre religião é muito importante, para que possamos formar um pensamento crítico em relação à tolerância e à  intolerância, promovendo o respeito e a aceitação ao diferente. É um exercício de valorização da diversidade, uma prática de cidadania.

 

fechar