.>
NOTÍCIAS
O QUÊ
assunto
QUANDO
2024
2023
2022
2021
2020
2019
2018
2017
2016
2015
2014
2013
Alguns conteúdos desta seção estão disponíveis apenas para quem estiver logado.
Caso tenha acesso, faça seu login aqui
postado sob 2023, EF1, Literatura, tecnologia

 

Com a leitura compartilhada do livro " As 1001 noites”, versão de Ferreira Gullar, os grupos do 4º ano viajaram nas aventuras narradas por Sherazade, passaram  por castelos e oásis, conheceram princesas, mercadores, gênios e um pouco da cultura árabe. 

Os estudantes criaram novas histórias, em duplas e trios, produziram doze contos, alongando o período de mil e uma para mil e treze noites.

Com os textos prontos, tiveram um encontro com a Cristiane, coordenadora de  tecnologia educacional, para conversar sobre a construção do  site. Discutiram e resolveram como deixar o site mais acessível, com tipo de fonte adequado, tamanho da letra padrão e contraste de cores.

A última etapa foi a ilustração, cada história poderia ter um desenho feito pelos (as) autores (as) ou uma imagem escolhida na internet.

O resultado é essa maravilhosa coletânea. CLIQUE AQUI

+5

 

O Museu de Computação do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação da Universidade de São Paulo (ICMC-USP), no campus São Carlos,  fez sua primeira exposição virtual, para mostrar ao público aparelhos eletrônicos que marcaram época, como os primeiros IMacs e a impressora 1.403 da IBM, de 1959.

Está lá, também, o primeiro iPhone, projeto secreto dos idos de 2005, lançado apenas 2 anos depois.

 E, ainda, o iMac G3, apresentado ao público, em 1998, por Steve Jobs. O computador inovava com um visual futurista: o design compacto, as cores translúcidas que o diferenciavam e sua portabilidade cativaram os usuários, inclusive o público infantil.

Mas, na exposição, também há espaço para uma máquina  de contabilidade de 1940, ou  para a avançada impressora 1.403 IBM, de 1959.

Todas essas e outras máquinas valem uma visita virtual.
A exposição virtual pode ser acessada pelo link.

O Museu de Computação do ICMC teve sua origem como um Museu de Instrumentos de Cálculo Numérico, instalado na Biblioteca Achile Bassi, do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação. 

Vale a pena consultar o site do museu, para conhecer novos assuntos e projetos: https://mc.icmc.usp.br/

 

fechar