.>
NOTÍCIAS
O QUÊ
assunto
QUANDO
2023
2022
2021
2020
2019
2018
2017
2016
2015
2014
2013
Alguns conteúdos desta seção estão disponíveis apenas para quem estiver logado.
Caso tenha acesso, faça seu login aqui
postado sob 2022, EF2, estudo do meio
+11

 


Neste ano, a aguardadíssima viagem de Estudo do Meio realizada com os alunos do nono ano teve como destino a cidade de Paraty, no estado do Rio de Janeiro. Ao longo de três dias, os estudantes desbravaram uma das cidades históricas mais conhecidas do nosso país e também lidaram com a distância de seus queridos familiares.

No primeiro dia de campo fizemos uma trilha pela Estrada Real, guiados pelo Pipoca, um simpático morador da cidade e grande conhecedor da história local, que nos contou a respeito da construção da estrada no período colonial, seus desafios do passado e do presente. O trajeto trouxe um desafio extra, a chuva, mas fomos recompensados no final da trilha com um banho gelado no Poço do Tarzan. Então retornamos à pousada para nos preparar para a pizzada e um passeio pelo centro da cidade.
Já o segundo dia foi cheio de atividades. Durante a manhã, fizemos um passeio de escuna. Percorremos belíssimas ilhas, mergulhamos, entramos em contato com o fundo do mar, observamos o costão rochoso. Almoçamos no barco para retornarmos à segunda parte do dia. No período da tarde, fizemos uma caminhada e conhecemos o Morro do Forte, visitamos o seu museu, acompanhados pelo Pipoca, que também nos levou para desbravar as ruas do centro histórico, contando a respeito da origem da cidade, da sua arquitetura a partir de um olhar interdisciplinar.  Após o jantar, a gente se reuniu para trocar as experiências do dia, além disso, os estudantes receberam as cartinhas que escreveram no sexto ano para o seu eu do futuro, ou seja, do nono ano, com a professora Lívia. Um momento que trouxe muitas recordações e risadas. 

Por fim, o terceiro dia, e último, foi uma visita ao Quilombo do Campinho da Independência. Neste momento, houve um encontro com o oitavo ano. Todos reunidos para conhecer a história da comunidade, seu funcionamento, a luta pela titulação da terra e seu cotidiano. Um aprendizado enriquecedor e emocionante. Seguimos para uma apresentação de jongo, onde muitos estudantes deixaram a vergonha de lado e dançaram. Finalizamos a viagem com um almoço delicioso no restaurante do quilombo.

Assim, a realização do Estudo do Meio como prática pedagógica no Ensino Fundamental II é de grande importância para o desenvolvimento da aprendizagem e autonomia dos alunos, além de ampliar o contato direto com determinadas realidades e ampliar a bagagem cultural e humana.

fechar