.>
5
dezembro
2017
O Ítaca apoia exposição de cartazes sobre as questões dos refugiados
postado sob arte, cidadania, design, Ítaca
O juri presencial com os 10 cartazes selecionados

REFUGIADOS - liberdade de ir e vir é uma mostra dos cartazes selecionados pelo júri do concurso de 2017 da P4T, levantando a discussão sobre o direito dos imigrantes, refugiados. Segundo a própria organização, “no decorrer da história, imigrantes enriqueceram seus novos países com seu conhecimento, tradições e cultura. Todos os campos do conhecimento humano foram beneficiados por influências externas. Se continuarmos olhando apenas dentro de nossas fronteiras e nos fecharmos para os outros países, iremos retroceder e não avançar.”

Esssa mostra é muito relevante para o contexto brasileiro. De alguma maneira cada um de nós é um imigrante – com exceção dos indígenas – seja por imposição, como no caso dos escravos, por conveniência ou por necessidade. Essa referência deveria nos favorecer no exercício da tolerância, do acolhimento e da sabedoria em aprender com outras culturas, enriquecendo a nossa própria existência.

Histórico da mostra
A cada ano, a ONG Poster for Tomorrow, sediada em Paris, organiza um concurso mundial de cartazes sobre algum tema de direitos humanos. O objetivo é lançar o foco sobre questões de interesse para a paz e a igualdade entre os seres humanos. Hoje já conta com quase 7.000 inscritos em cada edição.

Um júri online faz a pré-seleção dos cartazes, provenientes de todos os continentes, e um júri presencial escolhe os 100 melhores e os 10 top, entre esses 100. A seleção final é exposta em diversos lugares do mundo, com inauguração preferencialmente no dia 10 de dezembro, data de aniversário da Declaração dos Direitos Humanos.

Este ano, os 10 top vão ser expostos em São Paulo, por enquanto na parte externa do muro da Unibes Cultural,que fica na entrada do metrô Sumaré e na parede externa da Casa do Povo, centro cultural.

O Colégio Ítaca colaborou para que este evento ocorresse e vai expor na escola os mesmos 10 cartazes em forma de bandeiras de tecido, em formato 50 X 70 cm.

Entre os 10 mais desta edição está o designer brasileiro Ricardo Garla.

Para mais informações sobre os projetos da P4T e galerias de outras edições, acesse http://www.posterfortomorrow.org/en/

 

 

30
novembro
2017
Lista completa de livros no terminal web e em um site de vendas
postado sob EF1, EF2, EM, Ítaca

A lista de livros do Ítaca para o ano de 2018 já está disponível no terminal web. Basta fazer o login no nosso site, com sua senha. Caso seja pai de aluno do Ítaca e não possua senha, peça a sua na secretaria.

Sse for de seu interesse, o site da Livro Fácil tem a lista completa para compra no link: http://www.livrofacil.net/colegio/291/itaca . Em "código fornecido pelo colégio", coloque: Itaca2018. Em seguida, selecione o ano a cursar, e a lista aparecerá, junto com as condições de desconto e pagamento.

29
outubro
2017
Estudo do meio 6º ano 2017 – São Luiz do Paraitinga
postado sob EF1, estudo do meio, Ítaca

O estudo do meio dos alunos do 6º ano, realizado entre os dias 18 e 20 de outubro, para São Luiz do Paraitinga, envolveu história, lazer e muito aprendizado, além de momentos inesquecíveis, regados a folclore, contação de histórias e festa popular. Conhecer a cidade é reencontrar uma parte da vida da região, valorizada pelos moradores locais. Conversar, ouvir causos, caminhar tranquilamente, conhecer uma fazenda colonial, aprender a fazer paçoca, praticar a dança Moçambique e observar a arquitetura da cidade ajudam na preservação da memória e na recuperação do patrimônio, processo que se evidencia na restauração dos prédios e das fachadas. 

Aliado ao projeto desenvolvido na cidade, a visita ao Núcleo Santa Virgínia do Parque Estadual da Serra do Mar compreende os estudos de ciências e biologia, com ampla amostragem de Mata Atlântica, numa área belíssima do maior parque desse bioma no Brasil, com direito a trilha e banho em duas lindas cachoeiras.

Acompanhados das professoras Lívia e Luana, e sob supervisão da Uggi – Educação Ambiental, nesses três dias, nossos alunos aprenderam muito, mas aproveitaram ainda mais! 

 

fechar