O EF1 inicia-se, no 1º ano, com crianças vindas de diversas escolas, o que provoca práticas e metodologias que marcam o alicerce de todo o trabalho: a formação de VÍNCULOS.

No movimento de ir ao mundo e voltar para si, as crianças aprendem por meio dos sentimentos, das experiências vividas e compartilhadas.

AGENDE UMA VISITA

A educação socioemocional impõe-se. Dessa maneira, o conhecimento é aplicado a situações práticas e já vividas, e efetiva-se a descoberta de que o fio condutor do aprendizado se dá a partir de um repertório próprio, fundamental para cada novo conhecimento e compreensão do seu entorno, tudo mediado pelo corpo docente.

Ouvir, escutar, lembrar, fazer, compartilhar são os verbos que dão rumo à aprendizagem e a descobertas, tanto dos educadores e educadoras, quanto das alunas e alunos.

Diversas linguagens estão
inseridas no percurso do EF1:

artes, música, teatro, corpo e movimento, todas reconhecidas como vias de expressão.

As propostas do projeto educacional estão em constante alinhamento com as competências necessárias para que os estudantes possam lidar com escolhas e dúvidas, reforçando- se o VÍNCULO com o mundo externo.

Nesse cenário, os educadores do Ítaca permanecem atentos ao protagonismo dos alunos, preocupados em preservar em cada um o sentimento de pertencimento.

A cooperação e a empatia são processos também cuidados para que o bem-estar individual permaneça ligado ao coletivo, conquistando-se autonomia, condição necessária ao desenvolvimento como sujeito e cidadão.

O Fundamental 1 abrange os ciclos
Alfabetizador e Interdisciplinar.

Ciclo Alfabetizador
1º, 2º, 3º anos

A meta aqui é alfabetizar todas as crianças, na aprendizagem da escrita e, também, nas práticas, usos e funções sociais da leitura e da escrita.

Dessa forma, a alfabetização está relacionada ao processo de letramento, envolvendo vivências culturais mais amplas.

Essas ações acontecem a partir da cultura da infância, da corporeidade, da linguagem oral, da cultura popular, da singularidade, dos repertórios dos alunos e alunas: a escola entende que as crianças gostam (e precisam) de ouvir e de serem provocadas por narrativas, brincadeiras e jogos orais. O universo de letramento está composto por essas competências e conteúdo: cantigas, parlendas, contos etc. Tais elementos favorecem a passagem do ciclo Alfabetizador para o Interdisciplinar e consolidam a ponte entre repertórios conquistados e o reconhecimento das diversas áreas do conhecimento. É esperado que, nesta fase, as crianças tenham formado uma postura de estudante, experimentando o protagonismo no ambiente escolar, como pesquisadora de saberes, empenhando-se em trocar ideias, sugerir, opinar, perguntar, pensar junto: socializar conhecimentos, sem dispensar a mediação dos educadores.

Ciclo Interdisciplinar
4º e 5º anos

A meta deste ciclo é integrar os saberes básicos desenvolvidos em Alfabetização.

Favorecendo o diálogo entre as diferentes áreas do conhecimento e procurando garantir uma passagem significativa do Fundamental 1 para o Fundamental 2, por meio do trabalho articulado entre professor polivalente e professor especialista, considerando-se que o conhecimento se dá entrelaçado, de forma multicultural e com ações conjuntas, interdisciplinarmente: a reflexão, a necessidade de comunicação, de “pensar junto” são as ações fundamentais da equipe.

Neste ciclo, as propostas pressupõem ferramentas como aulas invertidas, rotinas de pensamento, presentes nas práticas das metodologias ativas.

• Destaques

Flítaca

As turmas do Fundamental 1 são os protagonistas do Festival Literário do Ítaca, o Flítaca, bienal: na apresentação final, além da exposição de trabalhos, produções interativas criam a atmosfera do Festival.

Projeto joaninha

Realizado anualmente pelo 2º EF1, é uma vivência intensa, rica em discussões e aprendizados; uma práticas que incentiva espírito investigativo e de preservação do equilíbrio da natureza e da biodiversidade.

Espaço Maker

Com uso de tecnologia, objetos recicláveis e outros materiais, o Maker ambienta o processo vivido nessa etapa do desenvolvimento, em que o pensamento está diretamente ligado à ação: ‘’ pensar fazendo’’ e ‘’mão na massa’’.

Projeto horta

Mais do que habilidades e competências de plantar, cuidar e combater pragas, as atividades na horta aproximam as crianças da natureza.

Agende uma visita

Preencha um breve
cadastro a seguir.

Aguarde nosso contato.

Você receberá em seu e-mail orientações para conhecer nossa escola!

Preencha o
formulário abaixo