Expressão, corpo e cultura 2018

Para além dos jogos, da dança e dos movimentos, pensar o corpo como parte de uma cultura envolve aspectos como a inserção do indivíduo no meio em que vive; a influência exercida por esse ambiente em sua constituição física, emocional e mental; a percepção da diversidade; além do desenvolvimento de olhares críticos, frente, por exemplo, à obsessão contemporânea de buscar o corpo “perfeito”.

Expressão, Corpo & Cultura é, assim, um evento anual que busca atuar essencialmente com as linguagens corporais, entendendo o corpo como forma de expressão por meio da qual refletem-se traços de nossa e de variadas culturas.

Para isso traz convidados que expressam sua arte por meio do corpo ou mostram outras formas de olhar para esse corpo. Nesse sentido, apresentações que envolvem danças, artes marciais, esportes e outras expressões dos saberes e atitudes corporais passam pelo nosso espaço nesse dia. Ainda como expressão, uma exposição de trabalhos dos alunos de EF2 e EM, em diversos formatos, completa o encontro de familiares, artistas, alunos e professores, agregando arte e diversidade a essa atitude frente ao corpo e à consciência que dele tomamos.

Teve dança africana, capoeira, maculelê e volley ligado a corpo

 

PROGRAMAÇÃO:

9h20 – aula de dança africana com Flávia Mazal
10h – palestra sobre preservação ambiental com Marcelo da Silva Gomes (diretor do Zoo de São Bernardo do Campo)
10h30 – palestra com Cristiane Nakagawa – sobreviventes de Hiroshima
11h – vôlei pais/mães x filhos/filhas (com prof. Aurélio)
11h40 – capoeira e maculelê dos alunos do 7º EF (prof. Ronaldo)
12h10 – canções brasileiras com Paulo Neto e Webster Santos

Das 9h às 12h40 – exposição de gravura (3º EM), declamação de poemas (9º ano), muralismo (8º ano) ao vivo, além de trabalhos realizados por alunos (EF2 e EM).