Em agosto, o 1º ano do Ensino Médio foi a campo estudar a região do Vale do Ribeira (SP). No roteiro, a visita à InterCement, em Cajati, empresa de extração de calcário e produção de cimento; vivências e convivências em um quilombo da região e no Bairro da Serra; visitas a cavernas do Parque Estadual Turístico do Alto Ribeira (PETAR) e à Caverna do Diabo; deslumbramentos; percepções de diferentes realidades e olhares críticos, permeados ou não por lentes de câmeras… Além de muita diversão e risadaria, é claro!
Informações objetivas e reflexões
Esse trabalho de campo representa um momento em que os adolescentes podem enfrentar mais efetivamente um cotidiano diferente, com reflexões mais fundamentadas e profundas sobre as gentes, a natureza, as ocupações, em um Brasil tão diverso. Isso se faz pela observação, pelo diálogo, pela experienciação, pela arte. Estabelecendo pontes entre a sua e estas novas realidades, é possível tomar consciência de um mundo em comum muito complexo, com particularidades e semelhanças e com conexões que só um mergulho nas realidades locais permite perceber.
Mas isso não seria possível – nem tão rico – se não houvesse toda uma preparação anterior, com pesquisas e discussões pré-campo e também um produto final, chamando os alunos a partilharem o que experienciaram e contemplaram. O estudado em aula, as experiências do campo e os contrastes com as próprias vivências e história de cada aluno são a matéria-prima para esse produto posterior, iniciado na viagem e concluído no colégio: um fórum de discussão.
Envolvendo Geografia, Biologia, Química, História, Língua Portuguesa e História da Arte, tal trabalho tem como ponto de partida o levantamento de questões pelos grupos de alunos, a partir de fotografias tiradas por eles mesmos, selecionadas das muitas produzidas durante a viagem. A partir das inquietações trazidas do campo, desenvolve-se um fórum de debates com todo o Ensino Médio (mas conduzido pelo 1ºEM), com o objetivo de irem além da viagem e além de serem meros espectadores, para se buscarem entendimentos e até se protagonizarem propostas de intervenção naquilo que produziu impactos e incômodos. Esse fórum realizou-se no Colégio, em setembro.
Além do Fórum, fechou-se a reflexão em sala e o produto final foram artigos de opinião sobre temas ali surgidos.