.>
Alguns conteúdos desta seção estão disponíveis apenas para quem estiver logado.
Caso tenha acesso, faça seu login aqui
postado sob 2021, astronomia, EF1, EF2, EM

Nossos muitos parabéns aos alunos que participaram voluntariamente da 24ª OBA – Olimpíada Brasileira de Astronomia.

Dos 53 inscritos, 14 obtiveram medalhas: 2 de ouro, 7 de prata e 5 de bronze.

Como o assunto – Astronomia – desperta naturalmente o interesse de muitos alunos, os incentivamos a procurar informações sobre o tema em livros, sites e outras fontes. A busca pelo conhecimento nessa área, acreditamos, é o maior objetivo desta Olimpíada. Por essa razão, estamos muito felizes com o resultado.

Parabéns a todos os que participaram!
E um parabéns especial aos medalhistas.

 

Medalha de Ouro
Vicente Yamashita Weigand - 7º ano
Gabriel Baglioni Carvalho Silva - 9º ano

Medalha de Prata
Alice Scapinelli Katz - 4º ano
Bernardo Henrique Fernandes Pereira Galvão - 6º ano
Maria Branco Trindade - 7º ano
Ana Elisa Pimentel Golmia - 7º ano
Rafael Del Llano Risco - 6º ano
Isabella Brunini Iglesias - 9º ano
Oliver Matheus de Oliveira Wunderlich - 2º EM

Medalha de Bronze
Jorge Roos de Souza Dias  - 4º ano
Clarissa Rodrigues Carmo - 4º ano
Leonardo Ferrarese Corrêa - 5º ano
Mateus Moretti Monteiro - 5º ano
João Guilherme Saboya de Albuquerque Pupe - 7º ano

postado sob 2021, ciências, EF1, EF2, EM, evento
CONTEÚDO PARCIALMENTE RESTRITO
FAÇA LOGIN

O Vivenciando as Ciências, que acontece desde 2011, é um evento bienal em que são apresentados trabalhos e palestras sobre os mais diversos temas ligados às Ciências da Natureza. Também são organizadas oficinas e vivências, que fazem do "Vivenciando" uma imersão na teoria e na prática científicas. O evento é aberto a todos os nossos alunos - do 1º ano do EF ao 3º ano do EM -  bem como aos pais e mães.

Este ano tivemos um desafio: fazer tudo isso de forma on-line, uma vez que estamos, ainda, em meio a uma pandemia. Apesar de essa situação limitar as nossas trocas presenciais, encontros no corredor, abraços e conversas mais calorosas, conseguimos falar sobre Ciência, no dia 16 de outubro: uma manhã muito enriquecedora e produtiva, na qual construímos conhecimentos, trocamos e aprendemos juntos.

E também foi gratificante que, mesmo on-line, o Vivenciando contou com muita adesão do público, com a participação de pais e alunos. Tivemos, em média, 3 palestras acontecendo ao mesmo tempo, com pais e alunos interessados, fazendo perguntas, participando, aprendendo e ensinando.  Foi um dia para ver, ouvir e fazer Ciência.

Além disso, todos os nossos alunos e alunas também desenvolveram, durante o ano, projetos e experimentos diversos, disponibilizados em um mural, no dia do Vivenciando.

Veja aqui alguns deles abaixo ou faça login para ter acesso todos os trabalhos e palestras desta edição.

1º EF
Folclore

2º EF
Projeto Joaninha

3º EF
As aventuras de Golden Black

8º EF
Ovo na garrafa

9º EF
Pilha de limão

2º EM
Lâmpada incandescente

3º EM
Métodos contraceptivos

 

+5

Com a chegada da primavera, as flores desabrocham pela cidade e pela escola e a horta cresce com novos brotos e folhas.

Plantar e aprender, observando as alterações com o passar do tempo, tem sido divertido e valioso para as crianças do 2º EF1.
Orientadas por suas professoras, desenvolvem a atividade de cultivar alguns tipos de hortaliças e frutas, em uma “horta escolar”.

Nessa atividade, elas podem:

- observar e descrever características de vegetais, desde o plantio das sementes até o desenvolvimento da planta e  a colheita;

- observar quais são as condições necessárias para o crescimento dos vegetais, como o solo adequado e a quantidade suficiente de água e luz;

- conhecer a importância das plantas para o equilíbrio da natureza, pela realização da fotossintese, que é fonte de alimentos e oxigênio.

- alimentar-se daquilo que colhem, valorizando alimentos naturais, em comparação aos industriais - processados e ultraprocessados -, sendo feito, em paralelo, um estudo das funções dos alimentos no corpo humano;

Além disso tudo, aprendem como se faz o controle biológico de insetos indesejados, as chamadas “pragas” da lavoura, atraindo para as plantações outros insetos (as joaninhas), como alternativa aos agrotóxicos, tão nocivos à nossa saúde.

Assim, de forma lúdica e agradável, em contato com a terra, os alunos são estimulados a conhecer e a  manter o equilíbrio ambiental, cuidando também da saúde.
 

fechar