O Grêmio Gaia, representando os alunos do Ítaca e com o apoio do Colégio, promoveram um debate eleitoral para o qual convidaram candidatos de partidos políticos, no dia 28/9. A proposta foi que se discutisse não só a plataforma de campanha de cada candidato, mas também a conjuntura e os projetos de governo de seu Partido, para as eleições de 2018.
O evento foi organizado como uma oportunidade para ampliar conhecimento, exercitar a escolha consciente pelo voto e atender ao interesse dos jovens, já que muitos estão votando pela primeira vez. Além disso, o debate direto entre candidatos e eleitores sempre é de extrema importância para a manutenção de eleições de caráter verdadeiramente democrático.
O debate foi estruturado em 3 blocos:
1. uma breve apresentação do candidato, seu partido e projeto político;
2. perguntas entre os candidatos, a partir de sorteio e
3. participação do público com perguntas, conclusões e considerações finais.
O público foi formado por alunos do 9º EF2 e EM, além de professores e funcionários.
A proposta, assim, foi promover um debate entre candidatos dos partidos atuantes no Brasil e, portanto, todos foram convidados formalmente. No entanto, por motivos vários, especialmente a falta de tempo, alguns recusaram (outros, ainda, nem responderam ao convite). Dessa forma, estiveram presentes os seguintes candidatos (ou seu representante, como no caso do PV), por ordem alfabética do prenome:
Daniel José (NOVO) – candidato a deputado estadual
Eduardo Suplicy (PT) – candidato a senador
Eliseu Lopes (PATRIOTA) – candidato a deputado federal
Gilberto Natalini (PV) – candidato a deputado federal (representado pelo assessor Roberto Sebastião)
Marina Helou (REDE) – candidata a deputada estadual
Sâmia Bomfim (PSOL) (candidata a deputada federal)