PROGRAMAÇÃO DO “VIVENCIANDO AS CIÊNCIAS”

Será neste sábado, dia 26 de outubro, das 9h30 às 13h.

O Vivenciando as Ciências é um encontro composto de oficinas, palestras, painéis, exposições e demonstrações de experimentos feito por pais, professores e alunos do Ítaca, centrado nos temas das Ciências da Natureza e das Ciências da Mente.

Serão inúmeras atividades, algumas livres e abertas à participação de todos, porém outras necessitarão de inscrições (uma vez que terão um número limitado de participantes).

Programação das palestras, oficinas e demonstrações que necessitam de inscrições:

9h30
(P1) Palestra – Orientação profissional (pais e mães de adolescentes) – 1h00 – 25 pessoas

(O1) Oficina – A história de cada um (10 crianças EF1 acompanhas de pai ou mãe) – 1h00 – 20 pessoas

(O2) Oficina – Gastando energia brincando (4º ano em diante) – 1h30 – 20 pessoas

(O3) Oficina – Montagem de DNA (7º ano em diante) – 1h00 – 20 pessoas

(O4) Oficina – Astronomia (alunos de 1º a 3º EF) – 1h00 – 15 pessoas

 

10h
(O5) Oficina – Contação de histórias com objetos (livre) – 1h00 – 20 pessoas

(O6) Oficina – Confecção de animais marinhos (6 a 10 anos) – 30 minutos – 20 pessoas

(O7) Oficina – Gincana, o que é, o que é? (6 a 10 anos) – 30 minutos – 20 pessoas

(O8) Oficina – Composteira, minhocário e tambores (livre) – 50 minutos – 20 pessoas

(DE1) Demonstração de Experimento – A síntese do nylon 66 e Uma reação química ativada pela voz (livre) – 30 minutos – 20 pessoas

 

10h30
(P2) Palestra – Radiofármacos (EM/adultos) – 1h00 – 25 pessoas

(O9) Oficina – Confecção de animais marinhos (6 a 10 anos) – 30 minutos – 20 pessoas

(O10) Oficina – Gincana, o que é, o que é? (6 a 10 anos) – 30 minutos – 20 pessoas

(O11) Oficina – Os tentilhões de Galápagos (6º ano em diante) – 5 pessoas a cada 30 minutos

(DE2) Demonstração de Experimento – A síntese do nylon 66 e Uma reação química ativada pela voz (livre) – 30 minutos – 20 pessoas

 

11h
(O12) Oficina – Confecção de animais marinhos (6 a 10 anos) – 30 minutos – 20 pessoas

(O13) Oficina – Gincana, o que é, o que é? (6 a 10 anos) – 30 minutos – 20 pessoas

(O14) Oficina – Orientação profissional para alunos (EM) – 1h00 – 15 pessoas

(O15) Oficina – Você tem fome de quê? (8º ano em diante) – 1h30 – 20 pessoas

(O16) Oficina – Filho de scoiso, scoisinho é? (7º ano em diante) – 1h00 – 32 pessoas

(O17) Oficina – Astronomia (alunos de 4º a 6º EF) – 1h00 – 15 pessoas

 

 

11h30
(O18) Oficina – Confecção de animais marinhos (6 a 10 anos) – 30 minutos – 20 pessoas

(O19) Oficina – Gincana, o que é, o que é? (6 a 10 anos) – 30 minutos – 20 pessoas

(P3) Palestra – Ritmos naturais do nosso organismo (8º ano em diante) – 1h30 – 25 pessoas

(O20) Oficina – Abastecimento hídrico na cidade de SP (9º ano em diante) – 1h30 – 24 pessoas

(DE3) Demonstração de Experimento – A síntese do nylon 66 e Uma reação química ativada pela voz (livre) – 30 minutos – 20 pessoas

 

12h00
(O21) Oficina – Orientação profissional para alunos (EM) – 1h00 – 15 pessoas

(O22) Oficina – Filho de scoiso, scoisinho é? (7º ano em diante) – 1h00 – 32 pessoas

(DE4) Demonstração de Experimento – A síntese do nylon 66 e Uma reação química ativada pela voz (livre) 30 minutos – 20 pessoas

 

BREVE APRESENTAÇÃO DE CADA UMA DAS ATIVIDADES (PALESTRAS, OFICINAS E DEMONSTRAÇÃO DE EXPERIMENTO)

 

Palestras

P1
– Orientação profissional (Arthur Hoverter Facchini)
Uma conversa sobre orientação profissional com o foco nos pais e não nos filhos.

P2
– Radiofármacos
 (Regina Célia Gorni Carneiro)
Os radiofármacos são medicamentos utilizados no diagnóstico e terapia de várias doenças. O IPEN (Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares) é responsável por 90% da demanda de radiofármacos do Brasil.

P3
– Ritmos naturais do nosso organismo
 (Fernanda Amaral)
Os ritmos naturais do corpo e sua influência em nossas vidas. A importância do nosso relógio interno e as medidas simples que podem levar A reorganização das atividades diárias.

 

Oficinas

 

O1
– A história de cada um
 (Ramona Barreto)
Porque contamos nossas histórias para o psicólogo.

O2
– Gastando energia brincando
 (Cláudia Forjaz e Patricia Chakur Brun)
Demonstrar às crianças, adolescentes e seus pais como as brincadeiras podem contribuir ou não para o consumo de calorias das crianças.

O3
– Montagem de DNA
 (Lucia Bonn e alunos do 2º ano EM)

O4/O17
– Astronomia
 (Cláudia Mendes de Oliveira)
Para os alunos de 1º a 3º EF, brevíssima história da astronomia, desenhando constelações e possibilitando um olhar para objetos distantes usando a luneta.

Para os alunos do 4º a 6º EF, observação do sistema solar através de um sistema montado em escala.

O5
– Contação de histórias com objetos
 (Pedro Paulino dos Santos)
A contação de histórias permite que a criança se aproprie de sua própria história de uma forma lúdica e também que reflita sobre o seu papel na vida, através das narrações.

O6/O9/O12/O18
– Confecção de animais marinhos com materiais recicláveis – 
(FUNDESPA – Fundação de Estudos e Pesquisas Aquáticas)

O7/O10/O13/O19
– Gincana, o que é, o que é? 
(FUNDESPA – Fundação de Estudos e Pesquisas Aquáticas)

O8
– Composteira, minhocário e tambores
 (César Pegoraro)
A atividade vai discutir o consumo, os resíduos e as soluções locais para os desafios do lixo.

O11
– Os tentilhões de Galápagos: o que Darwin não viu, mas os Grants viram 
(Maria Cristina Arias)
Simular o que ocorre na natureza em relação à disponibilidade de recursos alimentares e às características morfológicas que possibilitam a utilização destes recursos. Possibilitar a compreensão de que o ambiente determina as direções da seleção.

O14/O21
– Orientação profissional para alunos do 1º e 2º ano do EM
 (Arthur Hoverter Facchini)
Atividade interativa com adolescentes em fase de escolha de carreira/profissão.

O15
– “Você tem fome de quê?” – As drogas na contemporaneidade
 (Ramona Barreto)
Problematizar o uso nocivo de substância psicoativa na atualidade, discutindo aspectos da cultura como incentivador desse uso (exemplos: individualismo, valorização dos objetos, valorização do corpo, entre outros).

O16/O22
– Filho de scoiso, scoisinho é? – Introdução à genética clássica
 (Luis Netto e Lucia Bonn)
Introduzir noções básicas de genética, colocar os participantes em contato com a terminologia utilizada nessa área do conhecimento e discutir questões relacionadas aos processos que ocorrem durante a formação dos gametas e do zigoto. A atividade possibilita também que diferentes “receitas” de informação genética sejam relacionadas com a aparência do organismo.

O20
– Abastecimento hídrico na cidade de São Paulo – Um enfoque socioambiental
 (Maria Lucia Bellenzani)
A proteção e regulamentação dos mananciais destinados ao abastecimento de água potável da metrópole.

 

Demonstração de Experimento

DE1/DE2/DE3/DE4
– A síntese do nylon 66
 (Rosamaria Wu Chia e Jonas Grube)