Será neste sábado, dia 26 de outubro, das 9h30 às 13h.
O Vivenciando as Ciências é um encontro composto de oficinas, palestras, painéis, exposições e demonstrações de experimentos feito por pais, professores e alunos do Ítaca, centrado nos temas das Ciências da Natureza e das Ciências da Mente.
Serão inúmeras atividades, algumas livres e abertas à participação de todos, porém outras necessitarão de inscrições (uma vez que terão um número limitado de participantes).
Programação das palestras, oficinas e demonstrações que necessitam de inscrições:
9h30
(P1) Palestra – Orientação profissional (pais e mães de adolescentes) – 1h00 – 25 pessoas
(O1) Oficina – A história de cada um (10 crianças EF1 acompanhas de pai ou mãe) – 1h00 – 20 pessoas
(O2) Oficina – Gastando energia brincando (4º ano em diante) – 1h30 – 20 pessoas
(O3) Oficina – Montagem de DNA (7º ano em diante) – 1h00 – 20 pessoas
(O4) Oficina – Astronomia (alunos de 1º a 3º EF) – 1h00 – 15 pessoas
10h
(O5) Oficina – Contação de histórias com objetos (livre) – 1h00 – 20 pessoas
(O6) Oficina – Confecção de animais marinhos (6 a 10 anos) – 30 minutos – 20 pessoas
(O7) Oficina – Gincana, o que é, o que é? (6 a 10 anos) – 30 minutos – 20 pessoas
(O8) Oficina – Composteira, minhocário e tambores (livre) – 50 minutos – 20 pessoas
(DE1) Demonstração de Experimento – A síntese do nylon 66 e Uma reação química ativada pela voz (livre) – 30 minutos – 20 pessoas
10h30
(P2) Palestra – Radiofármacos (EM/adultos) – 1h00 – 25 pessoas
(O9) Oficina – Confecção de animais marinhos (6 a 10 anos) – 30 minutos – 20 pessoas
(O10) Oficina – Gincana, o que é, o que é? (6 a 10 anos) – 30 minutos – 20 pessoas
(O11) Oficina – Os tentilhões de Galápagos (6º ano em diante) – 5 pessoas a cada 30 minutos
(DE2) Demonstração de Experimento – A síntese do nylon 66 e Uma reação química ativada pela voz (livre) – 30 minutos – 20 pessoas
11h
(O12) Oficina – Confecção de animais marinhos (6 a 10 anos) – 30 minutos – 20 pessoas
(O13) Oficina – Gincana, o que é, o que é? (6 a 10 anos) – 30 minutos – 20 pessoas
(O14) Oficina – Orientação profissional para alunos (EM) – 1h00 – 15 pessoas
(O15) Oficina – Você tem fome de quê? (8º ano em diante) – 1h30 – 20 pessoas
(O16) Oficina – Filho de scoiso, scoisinho é? (7º ano em diante) – 1h00 – 32 pessoas
(O17) Oficina – Astronomia (alunos de 4º a 6º EF) – 1h00 – 15 pessoas
11h30
(O18) Oficina – Confecção de animais marinhos (6 a 10 anos) – 30 minutos – 20 pessoas
(O19) Oficina – Gincana, o que é, o que é? (6 a 10 anos) – 30 minutos – 20 pessoas
(P3) Palestra – Ritmos naturais do nosso organismo (8º ano em diante) – 1h30 – 25 pessoas
(O20) Oficina – Abastecimento hídrico na cidade de SP (9º ano em diante) – 1h30 – 24 pessoas
(DE3) Demonstração de Experimento – A síntese do nylon 66 e Uma reação química ativada pela voz (livre) – 30 minutos – 20 pessoas
12h00
(O21) Oficina – Orientação profissional para alunos (EM) – 1h00 – 15 pessoas
(O22) Oficina – Filho de scoiso, scoisinho é? (7º ano em diante) – 1h00 – 32 pessoas
(DE4) Demonstração de Experimento – A síntese do nylon 66 e Uma reação química ativada pela voz (livre) 30 minutos – 20 pessoas
BREVE APRESENTAÇÃO DE CADA UMA DAS ATIVIDADES (PALESTRAS, OFICINAS E DEMONSTRAÇÃO DE EXPERIMENTO)
Palestras
P1
– Orientação profissional (Arthur Hoverter Facchini)
Uma conversa sobre orientação profissional com o foco nos pais e não nos filhos.
P2
– Radiofármacos (Regina Célia Gorni Carneiro)
Os radiofármacos são medicamentos utilizados no diagnóstico e terapia de várias doenças. O IPEN (Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares) é responsável por 90% da demanda de radiofármacos do Brasil.
P3
– Ritmos naturais do nosso organismo (Fernanda Amaral)
Os ritmos naturais do corpo e sua influência em nossas vidas. A importância do nosso relógio interno e as medidas simples que podem levar A reorganização das atividades diárias.
Oficinas
O1
– A história de cada um (Ramona Barreto)
Porque contamos nossas histórias para o psicólogo.
O2
– Gastando energia brincando (Cláudia Forjaz e Patricia Chakur Brun)
Demonstrar às crianças, adolescentes e seus pais como as brincadeiras podem contribuir ou não para o consumo de calorias das crianças.
O3
– Montagem de DNA (Lucia Bonn e alunos do 2º ano EM)
O4/O17
– Astronomia (Cláudia Mendes de Oliveira)
Para os alunos de 1º a 3º EF, brevíssima história da astronomia, desenhando constelações e possibilitando um olhar para objetos distantes usando a luneta.
Para os alunos do 4º a 6º EF, observação do sistema solar através de um sistema montado em escala.
O5
– Contação de histórias com objetos (Pedro Paulino dos Santos)
A contação de histórias permite que a criança se aproprie de sua própria história de uma forma lúdica e também que reflita sobre o seu papel na vida, através das narrações.
O6/O9/O12/O18
– Confecção de animais marinhos com materiais recicláveis – (FUNDESPA – Fundação de Estudos e Pesquisas Aquáticas)
O7/O10/O13/O19
– Gincana, o que é, o que é? (FUNDESPA – Fundação de Estudos e Pesquisas Aquáticas)
O8
– Composteira, minhocário e tambores (César Pegoraro)
A atividade vai discutir o consumo, os resíduos e as soluções locais para os desafios do lixo.
O11
– Os tentilhões de Galápagos: o que Darwin não viu, mas os Grants viram (Maria Cristina Arias)
Simular o que ocorre na natureza em relação à disponibilidade de recursos alimentares e às características morfológicas que possibilitam a utilização destes recursos. Possibilitar a compreensão de que o ambiente determina as direções da seleção.
O14/O21
– Orientação profissional para alunos do 1º e 2º ano do EM (Arthur Hoverter Facchini)
Atividade interativa com adolescentes em fase de escolha de carreira/profissão.
O15
– “Você tem fome de quê?” – As drogas na contemporaneidade (Ramona Barreto)
Problematizar o uso nocivo de substância psicoativa na atualidade, discutindo aspectos da cultura como incentivador desse uso (exemplos: individualismo, valorização dos objetos, valorização do corpo, entre outros).
O16/O22
– Filho de scoiso, scoisinho é? – Introdução à genética clássica (Luis Netto e Lucia Bonn)
Introduzir noções básicas de genética, colocar os participantes em contato com a terminologia utilizada nessa área do conhecimento e discutir questões relacionadas aos processos que ocorrem durante a formação dos gametas e do zigoto. A atividade possibilita também que diferentes “receitas” de informação genética sejam relacionadas com a aparência do organismo.
O20
– Abastecimento hídrico na cidade de São Paulo – Um enfoque socioambiental (Maria Lucia Bellenzani)
A proteção e regulamentação dos mananciais destinados ao abastecimento de água potável da metrópole.
Demonstração de Experimento
DE1/DE2/DE3/DE4
– A síntese do nylon 66 (Rosamaria Wu Chia e Jonas Grube)