Projeto Pirajussara *
Já há alguns anos, o Projeto Pirajussara convida o 1º Ensino Médio para conhecer áreas da nossa cidade, mais precisamente no entorno do Ítaca, a partir do rio (ou córrego) Pirajussara, que nasce em Embu das Artes, corre sob a avenida do Colégio, e deságua no rio Pinheiros.
Assim, a cada ano, o 1º EM estuda o curso do rio e as áreas e bairros próximos, completando, aos poucos, um painel dessa bacia: neste ano, Jardim Bonfiglioli, Vila Gomes, Vila Indiana, Rio Pequeno, Jardim Ester.
No projeto, os olhares e as perspectivas da Geografia, da História, da História da Arte, da Química, da Língua Portuguesa e das Práticas Laboratoriais.
E cada grupo, com os professores, pesquisou; selecionou o trajeto da sua saída, e ônibus; coletou e analisou as águas; pensou o saneamento, entrevistou moradores, modelou no computador a posterior maquete do relevo…
Depois, vêm as trocas, as reflexões, os questionamentos, as propostas de intervenção, as descobertas, as curiosidades, as memórias da saída…
Saber olhar, analisar, encontrar soluções para problemas, organizar-se, colaborar, ouvir, trocar… tudo enriquecimentos…
LEIA MAIS SOBRE O ASSUNTO AQUI
* Pirajussara ou Pirajuçara? Em 1945, a ABL oficializou a determinação de as palavras de origem indígena serem escritas com Ç (no som [s]). Aqui, no entanto, optamos pela grafia adotada pela Prefeitura de São Paulo e também mais comum na região.