O Ensino Médio é a etapa final da escolaridade básica, e seu estudante, adolescente, está construindo e/ou aguçando habilidades de analisar e criticar, de compreender seu tempo presente, de buscar referências de identidade, de perceber que faz parte de um todo social, de protagonizar mais intensamente seu processo de conhecer e aprender.
E a escola deve ser parte importante desse processo de amadurecimento pessoal e intelectual, em um trabalho que incentive a cooperação e a ação individual, com valorização da escuta e com atividades que evidenciem a importância de fortalecer conhecimento teórico, de aprofundar estudos que possam firmar análises e argumentos, de alicerçar o raciocínio. E de estimular o aluno a encontrar nesse trabalho e nesse trajeto a satisfação do próprio progresso e desenvolvimento.
AGENDE UMA VISITANesse percurso, em que são também intensas as demandas afetivas e emocionais e a busca por autonomia e independência, é preciso haver espaço e tempo para a escuta: ouvir, compreender as demandas do adolescente e estabelecer diálogos francos e honestos.
Isso se constrói apenas se houver a consciência mútua de que é essencial uma conduta ética e que leve em conta não só as próprias demandas e desejos do indivíduo, mas também o outro, solidariamente.
Em meio a tal contexto pessoal e escolar, há, ainda, o anseio pelo futuro, especialmente sob a forma de escolhas do adolescente pela carreira e pelo curso universitário que atendam às suas aspirações e projetos de vida. E aí também a escola tem importante papel: preparar o aluno para os exames vestibulares e Enem, mas também para a próxima etapa da vida acadêmica. E, com leveza, seriedade e respeito aos estudantes e suas famílias, é essencial o diálogo sobre a/s carreira/s almejada/s, ouvindo, informando, tirando dúvidas e minimizando possíveis angústias, em paralelo a eventos com profissionais e estudantes de diversas áreas.
É nessa complexa conjuntura que o currículo acadêmico do Ítaca se realiza, já que as aulas, atividades, projetos, estudos, leituras, discussões interagem, dialogando de modo consistente entre si e com tais demandas dos estudantes, considerando-se sempre a construção histórica do conhecimento, e absorvendo as inovações tecnológicas e as potencialidades do universo digital. E, assim, as diferentes áreas – as Ciências Matemáticas, da Natureza, das Linguagens, das Humanidades – constituem-se nos objetos de nossa ação, firmada por uma equipe docente afinada com os valores do Colégio, competente, de larga formação acadêmica e experiência.
Mantendo essa perspectiva, incorporamos as proposições do Novo Ensino Médio (BNCC), compondo-se o currículo, então, de:
Componentes Curriculares da Formação Geral Básica
Língua Portuguesa, Língua Inglesa, Literatura, Matemática, Física, Química, Biologia, História, Geografia, História da Arte, Filosofia, Sociologia, Economia, Educação Física.
Projetos Interdisciplinares
Projeto Pirajussara (um estudo da bacia do Rio Pirajussara e seus bairros, no entorno do Colégio); Projeto África e seus Saberes (um jogo aos moldes de RPG); Estudos do Meio, Projeto Monografia, dentre outros.
Unidades de Aprofundamento
Práticas Laboratoriais nas Ciências da Natureza; Projeto Escriba; Construções Geométricas, Iniciação Científica, Projeto Grafite e outras.
Eletivas
Espanhol, Mathema (Cálculo), além de aulas como xadrez, go, linguagem do cinema, Química do cotidiano, dentre outras, oferecidas a cada ano.
Anual ou bienalmente, os alunos e alunas participam de (e, algumas vezes, organizam) encontros, festejos, apresentações, campeonatos, palestras de visitantes.
- Expressão, Corpo e Cultura;
- Vivenciando as Ciências;
- Qual é a sua? – encontro de profissões;
- Saraus;
- Campeonato Interclasses;
- Debates com candidatos a cargos políticos em ano de eleição;
- Festa junina tradicional;
- Olimpíadas de Astronomia, de Biologia e de Matemática.
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