O Ensino Médio é a etapa final da escolaridade básica, e seu estudante, adolescente, está construindo e/ou aguçando habilidades de analisar e criticar, de compreender seu tempo presente, de buscar referências de identidade, de perceber que faz parte de um todo social, de protagonizar mais intensamente seu processo de conhecer e aprender.

E a escola deve ser parte importante desse processo de amadurecimento pessoal e intelectual, em um trabalho que incentive a cooperação e a ação individual, com valorização da escuta e com atividades que evidenciem a importância de fortalecer conhecimento teórico, de aprofundar estudos que possam firmar análises e argumentos, de alicerçar o raciocínio. E de estimular o aluno a encontrar nesse trabalho e nesse trajeto a satisfação do próprio progresso e desenvolvimento.

AGENDE UMA VISITA

Nesse percurso, em que são também intensas as demandas afetivas e emocionais e a busca por autonomia e independência, é preciso haver espaço e tempo para a escuta: ouvir, compreender as demandas do adolescente e estabelecer diálogos francos e honestos.

Isso se constrói apenas se houver a consciência mútua de que é essencial uma conduta ética e que leve em conta não só as próprias demandas e desejos do indivíduo, mas também o outro, solidariamente.

Em meio a tal contexto pessoal e escolar, há, ainda, o anseio pelo futuro, especialmente sob a forma de escolhas do adolescente pela carreira e pelo curso universitário que atendam às suas aspirações e projetos de vida. E aí também a escola tem importante papel: preparar o aluno para os exames vestibulares e Enem, mas também para a próxima etapa da vida acadêmica. E, com leveza, seriedade e respeito aos estudantes e suas famílias, é essencial o diálogo sobre a/s carreira/s almejada/s, ouvindo, informando, tirando dúvidas e minimizando possíveis angústias, em paralelo a eventos com profissionais e estudantes de diversas áreas.

É nessa complexa conjuntura que o currículo acadêmico do Ítaca se realiza, já que as aulas, atividades, projetos, estudos, leituras, discussões interagem, dialogando de modo consistente entre si e com tais demandas dos estudantes, considerando-se sempre a construção histórica do conhecimento, e absorvendo as inovações tecnológicas e as potencialidades do universo digital. E, assim, as diferentes áreas – as Ciências Matemáticas, da Natureza, das Linguagens, das Humanidades – constituem-se nos objetos de nossa ação, firmada por uma equipe docente afinada com os valores do Colégio, competente, de larga formação acadêmica e experiência.

Mantendo essa perspectiva, incorporamos as proposições do Novo Ensino Médio (BNCC), compondo-se o currículo, então, de:

Língua Portuguesa, Língua Inglesa, Literatura, Matemática, Física, Química, Biologia, História, Geografia, História da Arte, Filosofia, Sociologia, Economia, Educação Física.

Projeto Pirajussara (um estudo da bacia do Rio Pirajussara e seus bairros, no entorno do Colégio); Projeto África e seus Saberes (um jogo aos moldes de RPG); Estudos do Meio, Projeto Monografia, dentre outros.

Práticas Laboratoriais nas Ciências da Natureza; Projeto Escriba; Construções Geométricas, Iniciação Científica, Projeto Grafite e outras.

Espanhol, Mathema (Cálculo), além de aulas como xadrez, go, linguagem do cinema, Química do cotidiano, dentre outras, oferecidas a cada ano.

Teatro, violão, capoeira, francês, treino esportivo e outras.

AGENDE UMA VISITA

Anual ou bienalmente, os alunos e alunas participam de (e, algumas vezes, organizam) encontros, festejos, apresentações, campeonatos, palestras de visitantes.

  • Expressão, Corpo e Cultura;
  • Vivenciando as Ciências;
  • Qual é a sua? – encontro de profissões;
  • Saraus;
  • Campeonato Interclasses;
  • Debates com candidatos a cargos políticos em ano de eleição;
  • Festa junina tradicional;
  • Olimpíadas de Astronomia, de Biologia e de Matemática.

Agende uma visita

Preencha um breve
cadastro a seguir.

Aguarde nosso contato.

Você receberá em seu e-mail orientações para conhecer nossa escola!

Preencha o
formulário abaixo