Cordisburgo é uma cidadezinha mineira com pouco menos de 10.000 habitantes, segundo dados do IBGE de 2020. Ali nascem os cordisburguenses, dentre os quais um dos mais importantes escritores de literatura em língua portuguesa, Guimarães Rosa. Por aquelas ruas, naquele sertão, nas veredas em que o autor criou personagens que marcaram a nossa cultura, e acompanhados pelos atuais miguilins, nossos alunos e alunas do 9º ano iniciaram seu estudo do meio. O lema dos miguilins é “Narrar é resistir” e, partindo desse mote, contam-se e recontam-se histórias roseanas, mantendo viva a narrativa oral e o pulsar da literatura impactante desse autor.
De Cordisburgo, um ônibus levou o grupo até o município de Belo Monte, onde foi possível conhecer e conviver com os habitantes da Noiva do cordeiro, comunidade rural autossuficiente e sustentável, formada majoritariamente por mulheres, na qual as decisões são tomadas de forma democrática e sem hierarquia.
O estudo foi encerrado com dois dias de visitas ao Instituto Inhotim, um dos maiores museus a céu aberto do mundo, com foco em arte contemporânea, localizado no município de Brumadinho, onde nossos estudantes tiveram contato com obras de grandes artistas contemporâneos, como Adriana Varejão, Tunga, Yayoi Kusama, Cildo Meireles, Hélio Oiticica e muitos outros. Tudo isso em meio a muita alegria, aprendizado e reflexões.