A Astronomia e a Astronáutica sempre despertaram curiosidade e fascínio no homem, mas pareciam realidades para uns poucos privilegiados.
Não é bem assim. No Ítaca não é assim!
Que o diga a OBA – Olimpíada Brasileira e Astronomia e Astronáutica -, edição de 2023: o grande número de inscrições de alunos e alunas do EF1, do EF2 e do EM, mais uma vez, mostrou que embarcar no desafio da Olimpíada é prazeroso, atiça o desejo de conhecimentos e, também, o de testar a si mesmo – além da vontade de disputar boas colocações e medalhas, como tem sido nosso histórico de participação.
A OBA é um evento nacional, realizado desde 1998 – em princípio, pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) e, a partir de 2005, também pela Agência Espacial Brasileira (AEB). É aberta a escolas públicas e privadas, rurais e urbanas, e o número de participantes é extraordinário, chegando a edições, como a de 2021, com 900 mil inscritos.
O Ítaca tem o prazer de ver um sempre crescente número de participações, as menções honrosas, as medalhas de bronze, prata e ouro, a cada ano. E o prazer de aprender.