PROJETO PIRAJUSSARA | 1º EM

Quantos rios existem em São Paulo?
Quais você sabe nomear?
Conhece o Pirajussara?

E nasceu o Projeto Pirajussara, há algum tempo já: a cada ano conhecer um pedaço do rio e seu vale. Agora, o 1º Ensino Médio fechou um retrato de largo trecho dessas águas hoje tão invisíveis.

Interdisciplinar,
E Biologia, Geografia, Química, História, História da Arte e Língua Portuguesa – especialmente com Sociolinguística – dialogaram e ampliaram o Projeto.

Foco, em 2024
A bacia hidrográfica, Rio Pirajussara, desta vez nos bairros: Vila Progredior, Jardim Monte Kemel, Vila S. Francisco, Jardim D’Abril, Vila Dalva, Vila Sônia, Parque dos Príncipes, Morumbi.

As maquetes e o perfil topográfico
Com cartas topográficas e fotos de satélite, curvas de nível dos trechos, com delimitação da bacia e seus afluentes. Depois, no espaço maker, a modelagem desse perfil topográfico e sua impressão em 3D.

Em campo
Nos bairros visitados, a água do rio, coletada para análise, em nosso laboratório.
E o fator humano…, com história do bairro e do rio, histórias pessoais, falares, sotaques, tradições, infraestrutura, as ruas e seus nomes…

Os encontros
Para além dos cheiros e imagens dessas águas, houve outros encontros: a encantadora escola infantil, com forte atuação da comunidade; a bonita vegetação inesperada, nas margens do rio; as figuras humanas…

O fechamento
Agora, é montar o retrato, em 3D, de um pedaço desse vale e desse nosso rio, com resultados de alguns anos de projeto de estudantes do EM Ítaca. O Pirajuçara* não está bonito, mas conhecê-lo melhor é o primeiro passo para buscar salvá-lo de nós.

* Usamos no texto a grafia oficial da Prefeitura de SP, mais conhecida. Mas a ABL indica que seja PIRAJUÇARA, segundo a convenção de que nomes de origem indígena sejam escritos com Ç.