Cinema com professor, no combate à intolerância

“A educação é o ponto em que decidimos se amamos o mundo o bastante para assumirmos a responsabilidade por ele” (Hanna Arendt)

No dia 20/09, realizamos mais uma edição do projeto “Cinema com Professor”. Desta vez, o filme escolhido foi  Jojo Rabbit (2019), cujo enredo se passa na Alemanha, durante a Segunda Guerra Mundial. O protagonista Jojo é um garoto alemão de 10 anos que sonha em fazer parte da Juventude Hitlerista e tem Adolf Hitler como amigo imaginário. O filme foi o ponto de partida para discussões sobre temas importantes, como preconceito, desumanização e como esses sentimentos podem promover o ódio.

Além de aprender sobre o passado, buscamos refletir sobre a intolerância e o desrespeito às diferenças que ainda persistem no mundo atual. Após a exibição, nossos alunos e alunas de 8ºs e 9ºs anos participaram de um bate-papo com dois convidados: a designer Ruth Klotzel, que trouxe um importante depoimento sobre como o nazismo afetou sua família, que viveu perseguições durante a guerra, e o sociólogo Roberto Vicente, que trouxe a pensadora Hanna Arendt para o debate e nos convidou a pensar em como ações como essa podem ser fundamentais no processo de reconhecer e combater atitudes de intolerância no dia a dia.