Salve, capoeira, salve!!!
Luta? Arte marcial? Dança? Um jogo? Um esporte?
Talvez alguns desavisados busquem firmar alguma dessas categorias, mas para quem a conhece e respeita, a capoeira é tudo isso e mais ainda: é música, é expressão cultural… é alegria, é camaradagem, é (re)conhecimento, é tributo.
É a manutenção de uma tradição de origem afro-brasileira, criada por povos africanos aqui escravizados, e nasceu dentro dos quilombos e senzalas, por volta do século XVII.
Já foi proibida no Brasil (de 1890 a 1937), mas hoje é legitimada e valorizada, inclusive fora do país: em 2014, a roda de capoeira ganhou o reconhecimento internacional da UNESCO como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade, e é praticada em mais de 150 países no mundo.
No Ítaca, há aprendizagem da capoeira desde 1998. E, junto com ela, aprende-se a construir um berimbau, a tocar seus instrumentos, a cantar seus cantos, a conhecer sua história.
Nas fotos, vocês verão alguns breves momentos de uma turma do Ensino Médio (1º ao 3º anos), em dos cursos eletivos deste semestre, justamente aprendendo a dominar os gestos, os jogos de corpo, a força, o ritmo, a disciplina, a mente… e o coração, jogando capoeira.