Os alunos e as alunas do 7º ano, na disciplina de Linguagem Audiovisual, exercitaram aprendizados a respeito da criação de histórias para cinema, em uma atividade individual que contemplou diversas habilidades. Após assistirem a uma animação que discutia como pequenas coisas da rotina podem ser capazes de transformar nossa relação com uma situação maior, foi proposto às turmas que refletissem sobre sua relação com o último ano vivido durante a pandemia, sobre quais os personagens fizeram parte desses momentos (sejam eles reais ou simbólicos de suas próprias experiências), assim como sobre os cenários onde passaram tais momentos importantes (esses cenários também podiam configurar mundos reais ou outros mundos, de suas imaginações, desde que houvesse relação com a realidade).
A primeira etapa foi cada um/cada uma se visualizar como protagonista dessa narrativa, além de pensar em três outros participantes de sua história e em três locais por onde deveriam passar e, então, fazer a descrição desses itens. Logo após, fizeram a visualização dessas descrições, à mão, para depois criarem uma versão final desses rascunhos, em formato livre.
Quanto aos cenários, muitos os desenharam; outros digitalizaram e renderizaram esses desenhos; outros, ainda, utilizaram softwares gratuitos de arquitetura e 3D, e alguns utilizaram seus jogos de videogame, como Minecraft e Fortnite. Sobre os personagens, as turmas também pensaram em variações de poses e expressões.
A última etapa consistiu em remover os fundos dos seus personagens, objetos e variações, para poderem montar a estrutura de seus storyboards, responsáveis por, finalmente, mostrar para todos suas pequenas histórias.
Confira um apanhado do que foi cada etapa!