O Colégio Ítaca
Clique nos itens abaixo para saber mais informações
Clique nos itens abaixo para saber mais informações
A vocação do Ítaca é formar cidadãos com autonomia para a busca de conhecimentos e com capacidade de refletir sobre a realidade e de nela atuar.
A educação que se desenvolve no Ítaca encoraja o aluno a construir o próprio saber, e o estimula a apropriar-se da ferramenta fundamental para essa conquista: a verdadeira dedicação ao estudo, à leitura e à escrita. Dedicação que, mais tarde, levará também a um bom desempenho pessoal, acadêmico e profissional.
No Colégio Ítaca, as disciplinas interagem, dialogam. Os alunos participam de atividades que lhes possibilitam descobrir as inter-relações entre as várias áreas de conhecimento. Além disso, podem explorar muitas diferentes formas de acesso a esses saberes: a aula, o debate, a leitura, o estudo, a pesquisa, a viagem, o teatro, a experimentação, dinâmicas constantemente oferecidas no dia a dia do colégio.
Uma simples visita aos jardins do Ítaca pode ser experiência para diversas disciplinas, muitas vezes conjugadas em um mesmo projeto: ciências.
Por exemplo, (na observação da biodiversidade disponível nesses espaços da escola e no manuseio da máquina fotográfica para documentação), ou geometria e artes (no estudo do desenho das folhas) ou, ainda, língua portuguesa (na descrição da experiência).
A leitura de um livro sobre os Beatles pode servir de estímulo ao estudo da literatura, da língua inglesa e da história da época em que eles viveram e compuseram.
Um trabalho de Carl Sagan sobre o surgimento do Universo será o trampolim para a reconstituição cronológica dos acontecimentos do cosmo, desde o Big Bang até o surgimento do homem moderno, envolvendo uma gama de disciplinas que vai da Filosofia (mitos de criação) à Química (surgimento dos elementos químicos), passando pela Biologia, História, Geografia, Língua Portuguesa, Física e Matemática.
Um texto de Malba Tahan pode inspirar estudos matemáticos. Essa transversalidade de temas é possibilitada pela interação entre os professores, conscientes das ações desenvolvidas pelas turmas nas diferentes aulas e capazes de chamar a atenção dos alunos para conhecimentos bastante diversificados.
O corpo docente do Ítaca é composto por profissionais que gostam do que fazem e, por isso mesmo, preparam-se continuamente para o desenvolvimento do trabalho educativo, sempre interessados em aprofundar suas competências. Um claro sinal disso é serem educadores que conhecem a importância de estudos contínuos, na academia ou fora dela — na sua grande maioria, inclusive, possuem títulos de mestrado e doutorado ou estão em vias de obtê-los.
Outra marca de sua atuação é a capacidade de interagir verdadeiramente como um grupo, possibilitando o diálogo entre as disciplinas e, ao mesmo tempo, conferindo coesão e estabilidade à equipe ao longo dos anos. Além disso, pesquisadores e profissionais especializados que não fazem parte do corpo docente regular são convidados a atuar com frequência na condução de cursos temporários ou projetos específicos, trazendo importantes contribuições para a vivência dos alunos e dos professores.
Incluem-se na mesma dinâmica de trabalho os profissionais do Ítaca não diretamente ligados ao ensino (áreas de suporte, limpeza, administração e outras), pois têm em comum a identificação pessoal com o programa educativo do colégio. Todos conhecem os alunos, os espaços e a importância do desenvolvimento de cada atividade pedagógica proposta pela equipe de educadores.
Um terreno de 5mil² abriga o Ítaca, na zona Oeste de São Paulo.
Área construída tem quadras poliesportivas, prédios com salas de aula, laboratórios, cantina, biblioteca, laboratório de fabricação digital (LabFab) ateliês, salas especiais e administração.
Nas áreas externas, o jardim cultivado da escola traz plantas como jacarandá-mimoso, ipê-amarelo, sibipiruna, resedá, paineira rosa, primavera e hibisco. Também, as frutíferas como pitangueira, jabuticabeira, goiabeira, laranjeira e uma aceroleira. As mudas de espécies ornamentais e árvores típicas da flora paulistana foram trazidas pelas crianças e pelos parceiros da escola e plantadas por pais, alunos e funcionários. São atrativos para pardais, sabiás, beija-flores, papagaios, maritacas e pica-paus, além de visitantes como saguis, saruês e outros.
Clique no nome da instalação para navegar pela infraestrutura.
Clique nas fotos para melhor visualizá-las, no formato de álbum.
Preencha um breve
cadastro a seguir.
Aguarde nosso contato.
Você receberá em seu e-mail orientações para conhecer nossa escola!