11ª MOSTRA ECOFALANTE DE CINEMA

5 de junho, Dia Mundial do Meio Ambiente

A 11ª Mostra Ecofalante de Cinema, organizada pela ONG de mesmo nome, acontece desde 2012, na primeira semana de junho, com o propósito de amplificar e divulgar o Dia Mundial do Meio Ambiente, criado pela ONU em 1972.

Neste ano, a Mostra apresenta uma retrospectiva especial, com 20 títulos de destaque, exibidos nas suas dez primeiras edições, além de alguns debates.

O evento, totalmente gratuito e on-line, ocorre de 1 a 21 de junho, e a programação completa está AQUI

Veja alguns temas abordados e trailers dos filmes a serem exibidos na Mostra:
• A obsolescência programada (mecanismo que provoca o encurtamento da vida de um produto para garantir uma demanda contínua), em A Conspiração da Lâmpada.

• Documentário que propõe uma imersão sensorial no mundo das plantas por meio do trabalho e das reflexões do botânico Francis Hallé.
Era uma Vez uma Floresta (Indicado ao prêmio César (França) de Melhor Documentário)

• Desenvolvimento sustentável e Antropoceno.. Cientistas argumentam que o Holoceno deu lugar a uma nova era geológica em meados do século XX.
Antropoceno

• Três jornalistas holandeses embarcam em uma batalha de 10 anos que os leva a explorar o lucrativo negócio do chocolate, tentando provar que é possível produzi-lo de maneira ética e sem a exploração ilegal do trabalho.
O Caso do Chocolate

SOBRE A ONG ECOFALANTE
A Ecofalante atua nas áreas de cultura, educação e sustentabilidade, e produz filmes, documentários e programas de televisão de caráter cultural, educativo e socioambiental. A instituição fornece consultorias a projetos nessas áreas e promove formação de professores, exibições e debates em escolas, universidades e aparelhos culturais. Organiza seminários e workshops, além de realizar o mais importante evento audiovisual sul-americano dedicado a temas socioambientais: a Mostra Ecofalante de Cinema.