A Língua na ponta da língua

Conhecer uma língua é conhecer o universo que ela traduz, é penetrar a cultura e as construções do/s grupo/s social/is que a utiliza/m, é tornar possível o encontro com a produção literária e artística de determinado povo, sem a intermediação de uma tradução… e por aí vai. E, em meio a isso, é também, ou principalmente, a forma de comunicar-se com outras pessoas, mundo afora.

No ÍTACA, é pensado assim o aprendizado de Línguas (O INGLÊS e o ESPANHOL como estrangeiras, e o PORTUGUÊS): o idioma torna-se mesmo vivo e atuante. Torna-se possível de verdade. Torna-se desenvoltura.

Nesse contexto, a professora Danielle Corrêa, do Curso de Espanhol, projetou uma ação de uso efetivo do idioma, em situação comunicativa real: nossos alunos da sua Turma Avançada (Ensino Médio) trocaram correspondência com estudantes (Ensino Médio) do Colégio NOVO PÁTIO (Santa Teresinha, SP), exclusivamente nessa Língua, durante alguns meses. Mas, depois de algum tempo, sentiu-se falta da presença física, da troca pessoal, presencial. E assim nasceram o piquenique e uma tarde de conversas e risadas e companheirismo. Tudo também em Espanhol (com socorros do Português, claro).

A Língua em uso

O encontro se deu nos gramados do Centro Cultural São Paulo, na Rua Vergueiro, em tarde de setembro. E que novas amizades se firmem a partir desse encontro!

Aqui, alguns registros desse momento.