Com a chegada da primavera, as flores desabrocham pela cidade e pela escola e a horta cresce com novos brotos e folhas.
Plantar e aprender, observando as alterações com o passar do tempo, tem sido divertido e valioso para as crianças do 2º EF1.
Orientadas por suas professoras, desenvolvem a atividade de cultivar alguns tipos de hortaliças e frutas, em uma “horta escolar”.
Nessa atividade, elas podem:
– observar e descrever características de vegetais, desde o plantio das sementes até o desenvolvimento da planta e a colheita;
– observar quais são as condições necessárias para o crescimento dos vegetais, como o solo adequado e a quantidade suficiente de água e luz;
– conhecer a importância das plantas para o equilíbrio da natureza, pela realização da fotossintese, que é fonte de alimentos e oxigênio.
– alimentar-se daquilo que colhem, valorizando alimentos naturais, em comparação aos industriais – processados e ultraprocessados -, sendo feito, em paralelo, um estudo das funções dos alimentos no corpo humano;
Além disso tudo, aprendem como se faz o controle biológico de insetos indesejados, as chamadas “pragas” da lavoura, atraindo para as plantações outros insetos (as joaninhas), como alternativa aos agrotóxicos, tão nocivos à nossa saúde.
Assim, de forma lúdica e agradável, em contato com a terra, os alunos são estimulados a conhecer e a manter o equilíbrio ambiental, cuidando também da saúde.