Biografia foi o gênero textual trabalhado pelos 4os anos, no terceiro bimestre. No nosso livro didático, personalidades cujas trajetórias valiam uma visita: Elis Regina, Santos Dumont, Vinicius de Moraes… mas, desta vez, decidimos ir ao encontro de mulheres negras e sua histórias, que contribuíram significativamente para mudanças sociais, políticas e culturais do nosso e de outros países.
Muitas vezes, desconhecidas do grande público, suas histórias nos contaram de seu trabalho, mas também de um desafio duplo: enfrentar a discriminação de gênero e a racial.
Isso, apesar do papel fundamental, nas respectivas áreas de atuação, fez muitas delas lutarem em dobro, para suas vozes serem reconhecidas fora de círculos mais restritos.
A pesquisa de cada grupo de alunos apresentou às turmas a chance de, escrevendo a biografia de algumas, conhecerem a riqueza de seus contextos históricos e culturais, além das personalidades marcantes.
Entre tantas, aljnos e alunas encontraram as trajetórias de Ruth de Souza, Ivone Lara, Chica Xavier, Alice Walker, Elza Soares, Laudelina de Campos Melo, Carolina Maria de Jesus, Rebeca Andrade, Conceição Evaristo, Cidinha da Silva, Glória Maria.
O resultado, exposto em uma linha do tempo, na Feira Literária do Ítaca, a Flítaca, ajudou a torná-las visíveis para mais pessoas. Em paralelo, a professora de Artes, Flávia, trabalhou com as imagens dessas mulheres, que receberam a homenagem de um bordado.