.>
NOTÍCIAS
O QUÊ
assunto
QUANDO
2023
2022
2021
2020
2019
2018
2017
2016
2015
2014
2013
Alguns conteúdos desta seção estão disponíveis apenas para quem estiver logado.
Caso tenha acesso, faça seu login aqui
postado sob 2023, EM, estudo do meio
+36

 

A (talvez) maior realização de Juscelino Kubitschek (1956-19961) como Presidente do Brasil, foi a construção de Brasília. Projeto modernista dos arquitetos Lúcio Costa e Oscar Niemeyer, a cidade foi inaugurada em abril de 1960, após três anos de trabalhos contínuos e investimentos de milhões de dólares. Símbolo de modernidade, integração e desenvolvimento, marcou o crescimento vertiginoso da importância das grandes empreiteiras e construtoras na vida pública do país. 

E, ao deslocar os centros de decisão para o interior de Goiás, o governo JK, procurava distanciar-se das pressões populares e do impacto das multidões. O poder refugiava-se no isolamento das avenidas e das estruturas de concreto. Erguida pelos chamadoscandangos nordestinos, a obra sintetiza o Brasil dos anos 50 e 60: modernidade, beleza, miséria, obras gigantescas e perplexidade.

Conhecer a capital o país, mais do que ter o prazer de descobrir como se comporta uma cidade planejada (em um país de raríssimas delas) e de sentir o inevitável espanto (muitas vezes) deslumbrado, é entender um pouco o Brasil e ver de perto locais e pessoas que encaminham os rumos do país e, ainda, pessoas anônimas que engrandecem a cidade, na miudeza da vida cotidiana. Experiências essenciais.

Foi tudo isso e, também, companheirismo, interação, diversão o Estudo do Meio proposto para essa nossa turma do 2º EM, que é vibrante, curiosa, observadora, crítica e colaborativa. Foi mesmo um prazer e uma troca de percepções e análises muito ricas, entre estudantes, professores, demais profissionais que fizeram parte da viagem, políticos, pessoal de São Sebastião (uma das regiões administrativas de Brasília, antes denominadas cidades-satélite)

Mesmo que em poucos dias, procurou-se vislumbrar/conhecer a Brasília arquitetônica e seu traçado urbano; a Brasília política, seus parlamentares e Comissões; a Brasília do cerrado e também dos museus e da Unb; a Brasília e suas origens e sua periferia... E tudo valeu a pena!

fechar