A partir de um estudo na área de Matemática, usando noções de Probabilidade e Estatística, os alunos do 4º ano realizaram uma pesquisa que permitisse conhecer melhor colegas de todo o EF1.
Etapas do trabalho
• Divididos em grupos, os alunos e as alunas criaram questões sobre o que gostariam de conhecer a respeito dos e das colegas.
• Depois, para entenderem a dinâmica de um estudo assim, a turma foi convidada a responder a uma pesquisa sobre futebol, com questões que apresentavam problemas e/ou eram tendenciosas: ao apontarem os erros ali, puderam rever as questões que haviam elaborado.
• A versão final do questionário foi coletiva, reunindo as várias perguntas elaboradas pelos vários grupos, com os ajustes necessários, para um público-alvo com idades de 6 a 11 anos.
• Concluída a elaboração, chegou o momento da aplicação do questionário, para todas as turmas do EF1.
• Para os 1° anos, utilizou-se a estratégia de entrevista, de modo a se obter maior facilidade para as respostas.
• O processo de análise dos resultados também foi realizado coletivamente.
• O 4º ano decidiu, então, a quais perguntas/respostas dariam destaque em cada turma, a partir do que gostariam de saber melhor de cada uma. Também tabularam os dados gerais e os apresentaram no formato de nuvens de palavras.
• Como devolutiva da pesquisa, os resultados foram compartilhados com todas as turmas.
Veja aqui os resultados
https://bit.ly/3AuWeab