Descoberta de novo animal carnívoro: o olinguito!

Há cerca de uma década, o zoólogo Kristofer Helgen, do Instituto Smithsonian e curador do Museu de História Natural de Washington, descobriu por acaso ossos e peles dos animais em um museu em Chicago. Quando olhou o crânio, não reconheceu sua anatomia achando, então,  que poderia se tratar de uma espécie nova.

Por amostras de DNA, Helgen pôde, ao longo dos anos, confirmar a descoberta.
A partir das características do animal, os cientistas tentaram imaginar o tipo de floresta que ele habitaria. Em uma expedição à região entre Equador e Colômbia, ele foi avistado logo na primeira noite da expedição.

É a primeira espécie de animal carnívoro identificada nas Américas nos últimos 35 anos, tratando-se de uma descoberta extremamente rara.

Batizado de olinguito, o animal tem 35 centímetros de comprimento, é um carnívoro – portanto, do mesmo grupo de mamíferos que inclui gatos, cães, ursos e seus semelhantes e vive nas florestas na região entre a Colômbia e o Equador
“Muitos de nós achávamos que essa lista estava completa, mas eis que temos o primeiro carnívoro identificado no continente americano em mais de três décadas”, celebrou Helgen.

Clique aqui e leia a matéria na integra.