.>
Alguns conteúdos desta seção estão disponíveis apenas para quem estiver logado.
Caso tenha acesso, faça seu login aqui
foto reprodução
Mata Atlântica na cidade do Rio de Janeiro
foto reprodução
foto reprodução
+7

A Mata Atlântica é uma das florestas com maior biodiversidade do mundo, em números, abrigando mais de 20.000 espécies diferentes de fauna e flora. Presente em 17 dos 26 estados brasileiros, do Rio Grande do Sul ao Piauí, ela apresenta diferentes paisagens e uma diversidade de vida que chega a mais de 22 mil espécies de animais e plantas. 

É também na Mata Atlântica que vive 72% da população brasileira, e isso só é possível porque ela fornece água, permitindo atividades fundamentais para a economia, como a agricultura, a pesca, a produção de energia e o lazer. Além de ser um dos biomas mais ricos do mundo em biodiversidade, a Mata Atlântica fornece serviços ecossistêmicos essenciais para os 145 milhões de brasileiros que vivem nela.

Originalmente, esse bioma ocupava mais de 1,3 milhões de km², em 17 estados do território brasileiro, estendendo-se por grande parte da costa do país; no entanto, hoje, apesar da grande importância econômica e ecológica, é o mais degradado do Brasil, restando apenas 12,4% (*) de sua floresta e seus ecossistemas associados (manguezais, vegetações de restingas, campos de altitude, brejos interioranos e encraves florestais do Nordeste), sendo que a maior parte é fragmentada e desconectada. 

Dados da ONG SOS Mata Atlântica, obtidos em parceria com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), indicam que só no RS existem 976.959 hectares de florestas da Mata Atlântica, o que corresponde a praticamente 905 mil campos de futebol. Isso representa pouco mais de 7% dos mais de 13 milhões de hectares que existiam originalmente.

ORIGEM DA DATA
O Dia Nacional da Mata Atlântica, 27 de maio, foi estabelecido em um decreto presidencial de 1999, remontando à colonização do Brasil pelos portugueses. Foi neste dia, no ano de 1560 que, sensibilizado com a extraordinária biodiversidade da Mata Atlântica, o Padre José Anchieta escreveu a Carta de São Vicente (se tiver, seria legal dar acesso a essa carta, em link ou algo assim, Pode até ter imagem), primeiro registro histórico sobre o bioma. Na Carta, endereçada ao Padre Geral de São Vicente, o Padre Anchieta descreveu a fauna, a flora e os moradores das “florestas tropicais”, como chamou a Mata Atlântica na época. Hoje, além da memória de nossa história, pode representar um dia de alerta, de lembrar a importância dessa conservação. E que esse alerta e esse dia permaneçam-na vida e na consciência de todos os brasileiros!

É importante que se defenda a sobrevivência da Mata Atlântica pela sua importância ecológica, econômica e social: pela preservação das espécies, proteção dos recursos hidrícos, do clima, e das atividades dos seus habitantes. 

O Ítaca desenvolve, junto aos alunos, vários estudos sobre os biomas brasileiros, dentre os quais a Mata. E, em diversas turmas, ela é sempre protagonista de estudos do meio, viagens a campo. Entre outras ações, especialmente as governamentais, acreditamos ser esse conhecimento e consequente conscientização o caminho para a sua preservação.

A MATA ATLÂNTICA É AQUI

Existe Mata Atlântica na sua cidade? Você pode descobrir de forma rápida e interativa no site www.aquitemmata.org.br. Basta informar o nome do município e a ferramenta realiza uma busca e retorna com dados e infográficos sobre as áreas de florestas, mangues, restingas e bacias hidrográficas associados à Mata Atlântica na região.

(*) Fonte: Atlas da Mata Atlântica 2019, elaborado pela SOS Mata Atlântica, em parceria com o Inpe.



REFERÊNCIAS:
https://www.icmbio.gov.br/portal/
http://www.reynaldovelloso.com.br/blog-post/dia-da-mata-atlantica/
https://g1.globo.com/natureza/noticia/2020/05/27/desmatamento-na-mata-atlantica-cresceu-27percent-entre-2018-e-2019-aponta-relatorio.ghtml
https://www.wwf.org.br/informacoes/?uNewsID=76362
http://cienciaviva.org.br/index.php/evento/dia-nacional-da-mata-atlantica/
http://www.espacociencia.pe.gov.br/?p=16372

 

fechar