DIA INTERNACIONAL DA LÍNGUA PORTUGUESA

Em 2019, a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) proclamou 05 de maio como Dia Mundial da Língua Portuguesa, a partir de proposta de todos os países lusófonos, apoiada por mais 24 Estados, incluindo Argentina, Chile, Geórgia, Luxemburgo e Uruguai.

O evento será celebrado este ano em pelo menos 44 nações: Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, Cplp, Instituto Camões e governos de todas as nações lusófonas, que devem promover mais de 150 atividades pelo mundo, para festejar o idioma falado por 285 milhões de pessoas.
Como todos os anos, a ONU News transmitirá os eventos ao vivo, em sua página, e participará da cobertura com reportagens especiais.

O português é falado em Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. O idioma também é língua oficial na Guiné-Equatorial e em Macau, na China.

Celebrando a data em São Paulo, o Museu da Língua Portuguesa, terá uma série de atividades gratuitas, entre os dias 5 e 7 de maio. A programação integra a pré-reabertura do museu, fechado desde o incêndio sofrido em 2015.

Além de contar com muitos eventos on-line, o programa inclui uma visita presencial especial à exposição temporária “Língua Solta”, para um público total de 160 pessoas (dez por vez), com acesso exclusivamente mediante emissão antecipada de ingressos pela internet.

Entre as atrações da programação on-line do evento estão uma aula do músico e ensaísta José Miguel Wisnik, uma performance do músico Tom Zé, um encontro virtual ao vivo com os escritores Mia Couto (Moçambique), José Eduardo Agualusa (Angola) e Inês Pedrosa (Portugal), e uma mesa também ao vivo sobre o funk e a literatura, com participação de produtores de conteúdo dos perfis do Instagram Funkeiros Cults, Se Poema Fosse Funk e Favela Business, e do coletivo PerifaCon.

No encerramento, a cantora Maria Bethânia fará a leitura em vídeo do poema “Os Argonautas”, de Fernando Pessoa.

Clique aqui e confira a programação completa no site do Museu da Língua Portuguesa.

 

Referências:

https://www.museudalinguaportuguesa.org.br

https://g1.globo.com/sp/sao-paulo/o-que-fazer-em-sao-paulo/noticia/2021/05/02/museu-da-lingua-portuguesa-tem-programacao-especial-online-a-partir-de-segunda-tom-ze-e-mia-couto-estao-entre-as-atracoes.ghtml

https://www.mundolusiada.com.br/cultura/dia-mundial-da-lingua-portuguesa-comemorado-com-150-atividades-em-44-paises/

https://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/onu-news/2021/04/28/organizadores-divulgam-programacao-do-dia-mundial-da-lingua-portuguesa-2021.htm?cmpid=copiaecola

https://news.un.org/pt/story/2021/04/1748872