.>
NOTÍCIAS
O QUÊ
assunto
QUANDO
2023
2022
2021
2020
2019
2018
2017
2016
2015
2014
2013
Alguns conteúdos desta seção estão disponíveis apenas para quem estiver logado.
Caso tenha acesso, faça seu login aqui
postado sob 2023, EM, estudo do meio
+22

 

Esses são os dois pilares do Estudo do Meio do 1º ano do Ensino Médio: a viagem ao Vale do Ribeira, São Paulo, permitiu conhecer paisagens não habituais e comunidades e pessoas com ocupações e modos de vida bastante diferentes do cotidiano de alunos e alunas.

As visitas aos quilombos de Ivaporunduva e do Galvão permitiram percepções, conversas, brincadeiras e trocas que suscitaram muitas questões e reflexões sobre a realidade local e nossa própria vivência, permitindo estabelecer pontes entre ambas, apesar das diferenças, e possibilitando o debate sobre a contemporaneidade e a importância da questão quilombola.

Em outro momento, Apiaí, ponto de entrada para o PETAR (Parque Estadual Turístico do Alto Ribeira), localizada numa região declarada pela UNESCO como Reserva da Biosfera do Patrimônio Mundial. As vivências e contatos nessa cidade trouxeram impressionante riqueza de paisagens naturais e também de figuras humanas, além da chance de conhecer a rica tradição ancestral de artesanato de argila e seu fabrico, criando peças, sob a orientação de experientes artesãs.

E o mundo conhecido tornou-se também inesperado, com as visitas a algumas das mais de 400 cavernas do Parque (considerado, aliás, uma das Unidades de Conservação mais importantes do mundo): de repente, no interior da Terra, esses espaços deslumbrantes, batizados como Água Suja, Alambari de Baixo e outros, cercados pela exuberância da Mata Atlântica. E discutiu-se preservação e turismo de base comunitária x turismo exploratório. Um enorme contraponto foi a visita, depois, à bela e vizinha Caverna do Diabo, que, nos 600m abertos ao público, dispõe de sistema de luz, passarelas, escadas e corrimãos...

Realidades e diversidades. Viaje um pouco com a turma.

fechar