Neste ano, a tão esperada viagem de Estudo do Meio realizada com os alunos do 6º ano teve como destino o Parque Nacional do Itatiaia, na tríplice divisa entre os estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. Com duração de três dias, a viagem teve como alguns de seus objetivos lançar os alunos ao desafio de desbravar uma das serras mais famosas do Brasil e também lidar com a distância da família, depois do confinamento imposto pela Covid-19.
No primeiro dia de campo, visitamos a parte baixa do parque, primeiramente conhecendo os museus do local, em seguida realizando a trilha em direção à Piscina Natural do Maromba. A água gelada trouxe um novo desafio aos que se aventuraram no rio, para então retornarmos ao ônibus e nos encaminharmos para o hotel.
O segundo dia teve como principal atividade a visita à parte alta do parque, consistindo em uma longa caminhada de ida e volta, com trechos desafiadores para as crianças. Chegamos a 2.548 metros de altitude no Morro da Antena, onde paramos para contemplar a vista, lanchar e refletirmos sobre a experiência da viagem até aquele momento. Para muitos, a sensação era de realização por ter chegado no alto do morro e ter desfrutado de uma linda visão proporcionada pelo local. Foi possível fazer a observação de aves, do sapo-flamenguinho (símbolo do parque), insetos e plantas diversas. No período da noite nos reunimos em torno da fogueira e conversamos sobre o que havíamos aprendido com nossas experiências na viagem até ali.
O terceiro dia foi dedicado a atividades dentro do hotel, como a execução do caderno de campo e jogos cooperativos, possibilitando maior interação entre os alunos.
A realização do Estudo do Meio como prática pedagógica no Ensino Fundamental II é de grande importância para o desenvolvimento da aprendizagem e autonomia dos alunos, além de ampliar o contato direto com determinada realidade.