FESTAS JUNINAS, O AMENDOIM, A PAÇOCA E O PÉ DE MOLEQUE

O amendoim 

Chamado de mani (enterrado), em tupi – mas também nomeado, no Brasil, como mandubi, mendobi, mindubi, miunuim, mudubim, menduim, manobi – , o amendoim é um alimento popular em todas as regiões do Brasil, em apresentação doce ou salgada, e é ingrediente principal de muitas receitas tradicionais, como paçoca, pé de moleque, bolos e até sorvetes. Embora sua origem não seja certa, há relatos de que tenha surgido na América do Sul.

Alguns especialistas acreditam que a leguminosa foi descoberta no Brasil ou tenha surgido na região do Gran Chaco, localizada entre o Paraguai, norte da Argentina e Peru. Porém, há documentos de 3.800 a.C. a 2.900 a.C. afirmando que a semente surgiu ao leste dos Andes, onde era muito utilizada pelos indígenas. Amendoins foram encontrados, ainda, nos túmulos dos incas, para que, seguindo a crença, os mortos pudessem se alimentar durante a passagem para “o outro lado”. Mas não se sabe exatamente quando ele começou a ser utilizado regularmente como alimento.

Para o mundo

Sua maior difusão pelo mundo deu-se no século 16, quando os espanhóis chegaram à América: liderados por Cristóvão Colombo, os colonizadores encarregaram-se de levar a novidade para Europa, Ásia e África.

Em torno de 1560, a semente foi introduzida na África Ocidental e, no início do século 17, a planta do amendoim já era comum em toda região tropical oeste do continente africano.  A expansão aconteceu também com a ajuda dos escravos, que, conduzidos à América do Norte, levaram junto o amendoim.

Amendoim no Brasil

O Brasil já foi um grande produtor de amendoim. Em 1970 o país atingiu uma marca significativa de toneladas, mas desde então os números caíram porque seu cultivo foi substituído pelas plantações de soja. A partir de 1995, novamente intensificou-se o seu plantio, de norte a sul. Hoje, São Paulo é responsável por 80% da produção nacional, sendo que 22% são exportados e o restante é utilizado internamente, destinando-se principalmente à produção de confeitos, doces e salgados.

Paçoca e pé de moleque: doces feitos com amendoim e ícones principais da cultura

Acredita-se que o pé de moleque surgiu no século XVI, com a chegada do açúcar à Capitania de São Vicente. Sugere-se que sua criação pode ter influência dos doces árabes, feitos com mel e pistache, e levados para a península Ibérica e Península Itálica, gerando os turrones ou torrones.

Segundo Mouzar Benedito, “muita gente acha que o doce tem esse nome porque é da cor dos pés de moleques que, andando sempre descalços, não tinham o costume de lavá-los.

Mas a cantora lírica Bidu Sayão (1904 – 1999) contava outra história. Segundo ela, no começo do século XX, havia muitas baianas que vendiam doces em tabuleiros, no Rio de Janeiro. Os meninos gostavam especialmente desse doce de amendoim mas, como não tinham dinheiro, furtavam das baianas e elas ralhavam com eles para não roubarem. Diziam para pedirem: Pede, moleque! Pede, moleque!”

CONFIRA ALGUMAS RECEITAS
Paçoca de amendoim
https://www.youtube.com/watch?v=BwvpFwpacJk&list=FLLIQIgZBuPgyA4gNLrsELSw&index=201
https://cozinhatecnica.com/2019/06/pacoca-de-amendoim/​
https://medium.com/a-faca-que-fala/cinco-maneiras-de-fazer-paçoca-354c896fd58e

Pé-de-moleque
https://www.panelinha.com.br/receita/Pe-de-moleque-com-laranja
https://www.receitasdatiaso.com/2011/06/pe-de-moleque-macio.html​
https://www.tudogostoso.com.br/receita/119334-pe-de-moleque-caipira.html

Referências
https://www.pucsp.br/maturidades/sabor_saber/index_60.html
http://www.restaurantefrutosdaterra.com.br/a-origem-do-amendoim/
https://revistapesquisa.fapesp.br/da-mandioca-ao-milho-do-indigena-ao-caipira/
https://www.brasildefato.com.br/2017/10/11/de-favela-a-pe-de-moleque-um-causo-sobre-as-origens-das-palavras/
https://rsamaquinas.com.br/a-origem-do-pe-de-moleque/