Joan Miró e a força da matéria

O Instituto Tomie Ohtake organiza e traz ao Brasil, em parceria com a Fundação Joan Miró, de Barcelona, a maior exposição dedicada ao artista: A Força da Matéria. São 112 obras  de Miró (1893-1983): 41 pinturas, 22 esculturas, 20 desenhos, 26 gravuras e três objetos (pontos de partida de esculturas), além de fotografias sobre a trajetória do pintor catalão. As peças pertencem à Fundação e a coleções particulares.

A mostra é dividida em três grandes partes, que buscam traçar um panorama geral da carreira de Miró. A primeira compreende os anos 1930 e 1940, com a Guerra Civil Espanhola e a Segunda Guerra Mundial; a segunda narra os anos 1950 e 1960 e o grande interesse do pintor pelas esculturas, e a terceira, sobre os anos 1970, identifica o questionamento do espanhol a respeito do real sentido da arte e suas experimentações em diferentes suportes (destaque para as gravuras).

Ao lado das belas obras em si, a própria exposição está muito bem montada e contém material complementar que permite compreender melhor o artista, sua obra, e mergulhar no processo criativo e nas técnicas que adaptou à sua maneira. Filmes, por exemplo, mostram Miró pintando no chão, obras imensas. Ele traçava as primeiras linhas e depois preenchia o espaço com linhas grossas de tinta preta e cores fortes.
Muitas esculturas eram montagens de objetos encontrados pela rua, pedaços de peças montadas e depois moldadas e fundidas em metal.  Além disso, um filme mostra experimentos bem particulares, como a moldagem de um repolho, para fazer uma forma que viraria um pedaço de uma peça fundida, virando uma grande escultura.  Esculturas gigantes e seu processo de montagem com equipes de várias pessoas comandadas pelo artista também aparecem nos filmes. Fotografias enormes no meio das obras mostram o atelier de Miró e trazem o universo da vida do artista para complementar essa linda exposição.

Imperdível! Mesmo para quem já viu muito Miró.

De 24 de maio a 16 de agosto de 2015
De terça-feira a domingo, das 11h às 20h
Entrada franca
Instituto Tomie Ohtake
Avenida Faria Lima, 201
(Entrada pela Rua dos Coropés, nº 88)

Referências
http://www.institutotomieohtake.org.br/programacao/exposicoes/miro-a-forca-da-materia/
http://gq.globo.com/Cultura/noticia/2015/05/joan-miro-ganha-exposicao-no-instituto-tomie-ohtake.html
http://www.archdaily.com.br/br/tag/joan-miro-a-forca-da-materia 
http://www.guiadasemana.com.br/artes-e-teatro/galeria/saiba-mais-sobre-a-exposicao-de-joan-miro-em-10-fotos